ETP Engenharia finaliza entrega dos FSVs da Baru Offshore

0

A ETP Engenharia finalmente finalizou a entrega dos seis últimos barcos que fazem parte do pedido de 12 unidades feito pela Baru Offshore.

Os barcos entregues são todos DP Classe 1, possuem 48 metros de comprimento total e foram entregues nos últimos meses.

As unidades, que serão todas afretadas à Petrobras, são as seguintes: Baru Serrana, Baru Tesoro, Baru Sinu, Baru Sirius, Baru Taurus e Baru Vega.

Os barcos são empurrados por quatro motores Cummins (CMI) QSK 50 de 1800 HP cada, com eixos propulsores de passo fixo que levam a impressionantes 21 nós de velocidade de serviço.

Para auxiliar na manobrabilidade do sistema de DP, os barcos possuem dois bow thrusters de 150HP cada.

Segundo a Incat Crowther, que projetou os barcos, os mesmos foram otimizados para estarem em conformidade com as especificações UT4000 Fast Supply Vessel. Isso inclui:

  • 42M3 de combustível para consumo próprio
  • 90M3 de combustível para fornecimento
  • 10M3 de água doce para consumo próprio
  • 88M3 de água doce para fornecimento

Os navios possuem 6 camarotes para acomodar 11 tripulantes,com toda a estrutura de cozinha, refeitório, banheiros, etc.

Os navios possuem 225M2 de área livre no convés com uma resistência de 3TM/M2, podendo carregar até 250 TM de carga no convés. Há uma área adicional de 30M2 que é utilizada para a movimentação de materiais em geral como suprimentos alimentícios, remédios, etc.

Uma grande vitória para a Baru Offshore em um projeto de cascos de alumínio que geralmente envolve bastante retrabalho dada a especificidade da construção.

Por Rodrigo Cintra

Deixe uma resposta