Noruega vai construir primeiro túnel para navios do mundo

0

As autoridades da Noruega autorizaram o financiamento do primeiro túnel para navios no mundo, para construir um tipo de by pass para que navios evitem uma área bastante perigosa da costa do país.

O túnel, que terá o nome de Stad Ship Tunnel, será localizado no ponto mais estreito da Península de Stad.

Entenda como é e como será a navegação no local

Ele será perfurado com dinamite através de quase 2 quilômetros de rocha e permitindo que navios do tamanho dos que navegam na costa, em sua maioria ferry boats, possam navegar por ele.

A surpresa é que o túnel não pretende diminuir o tempo gasto na rota normal, mas sim permitir que os navios possam navegar de maneira mais segura pelo Mar de Stadhavet, onde o Mar do Norte e o Mar da Noruega se encontram.

Nos simuladores o túnel já está disponível.

O Stadhavet é uma das áreas mais perigosas para navios que navegam na costa da Noruega, com mais de 100 dias de tempestades por ano e com uma constante e perigosa combinação de ventos e correntezas. Segundo as estatísticas oficiais, 33 pessoas já morreram no Mar de Stadhavet desde o final da Segunda Guerra Mundial.

A tecnologia à serviço da Sociedade

Veja o vídeo que apresentou o conceito:

O Governo da Noruega aprovou no último dia 2 de março um orçamento de mais de US$ 310 milhões para este projeto e estima que um total de 3 milhões de metros cúbicos de rocha devem ser removidos durante a operação.

Informações – Yachting Art Magazine / Actunautique

Por Rodrigo Cintra

Deixe uma resposta