Navio com pane elétrica encalha em Itajaí

0
Foto: Rogério Cordeiro

“O navio Mercante Aldebaran teria tido uma ‘pane elétrica geral’ por ocasião da entrada no canal da barra em Itajaí”, afirmou o comunicado da secretaria de comunicações da delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí.

Foi uma pane elétrica que causou a parada do cargueiro Aldebaran por volta das 12h30 de domingo, dia 12, no canal e acesso ao Complexo Portuário do Itajaí. O navio de 207 metros de comprimento e 32 metros de boca teve seus motores totalmente parados no exato momento em que ele entrava no canal da barra do rio Itajaí-Açu para atracar na Portonave S/A – Terminal Portuário Navegantes.

Para piorar o problema, as correntes da âncora lançada na água romperam e o navio acabou arrastando o costado nos molhes de Navegantes. A agilidade da praticagem de Itajaí impediu um acidente maior.

Navio encalhado – Foto: Jornal dos Bairros

Quatro rebocadores participaram da operação, uma vez que foram mobilizados mais dois rebocadores, além daqueles que já faziam a manobra rotineira do cargueiro. Os práticos da empresa Itajaí & Navegantes Pilots conseguiram tirar o navio das proximidades do molhe e atracar o navio no início da tarde.

Em nota a Marinha do Brasil confirmou a pane elétrica. O rompimento da corrente da âncora e a raspagem do costado do navio nos molhes também foram confirmados pela Marinha, que foi ao local averiguar se o acidente provocou algum tipo de poluição ambiental.

A Marinha instaurou inquérito administrativo para esclarecer o ocorrido. O prazo de conclusão é de 90 dias, podendo ser prorrogado.

Fonte: Jornal dos Bairros

Por Redação

Deixe uma resposta