Petrobras vai exercer direito de preferência nos leilões das áreas do pré-sal

0

O Presidente da Petrobras, Pedro Parente, disse nesta segunda-feira que o a estatal fará jus ao seu direito de preferência em futuros leilões de áreas do pré-sal, que o governo pretende leiloar entre 2017 e 2019. Esse foi um dos temas da reunião que teve nesta segunda-feira com o Ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, na sede do ministério, em Brasília. O direito de preferência assegura à estatal ser operadora dos campos do pré-sal que escolher.

— Com certeza (vai exercer o direito). A Petrobras tem muita informação sobre várias áreas do pré-sal. Já perfurou mais de 200 poços e tem muita informação geológica e geofísica. Sem dúvida nenhuma, naquelas áreas que forem importantes em função dessa sua visão, ela vai querer participar.

Ele disse nesta segunda-feira ter tido decisões favoráveis na Justiça para retomar os processos de contratação de sondas para a exploração dos campos de Sépia e Libra. Com isso, Liminares concedidas anteriormente tinham como base o descumprimento das regras de conteúdo local. Parente disse esperar que os processos de contratação sejam retomados rapidamente.

Parente comentou ainda a decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) na semana passada sobre a sistemática de vendas de ativos. Ele disse que o programa será retomado e que recomeçarão do zero, de fato, algumas ações que já estavam em andamento, como a venda da BR Distribuidora.

— Estamos trabalhando para recomeçar nossos desinvestimentos o mais rapidamente possível.

O presidente comentou, ainda, ter expectativa de encerrar ainda neste semestre a renegociação dos campos cedidos onerosamente à Petrobras no processo de capitalização da empresa em 2009. Como resultado dessa renegociação, a União pode ter bilhões a receber da Petrobras ou vice-versa.

Fonte: Danilo Fariello / O Globo

Por Redação

Deixe uma resposta