Exportações pelo Porto de Suape cresceram 10%

0

As exportações via Porto de Suape cresceram 10% em fevereiro, comparado ao mesmo período do ano anterior. O resultado foi devido, principalmente, ao envio de veículos a outros países pelas montadoras do grupo FCA (Fiat e Jeep). No período, o grupo exportou 3.830 veículos, o que representa um incremento de 63% em relação a 2016. A Argentina é o principal destino desses carros.

“Fechamos o mês de fevereiro, que é um mês considerado curto, com registros positivos. Queremos que março seja ainda melhor. Estamos sempre recebendo empresas e conversando com futuros investidores. Nossa meta é subir no ranking nacional de movimentação entre os portos públicos este ano. Vamos trabalhar para evoluir cada vez mais”, comentou o Presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape, Marcos Baptista. Durante todo o ano de 2016, o Porto de Suape exportou 39.389 carros, assumindo a 5º posição no ranking de portos públicos brasileiros que enviam essas cargas para o mundo.

A exportação de combustíveis minerais (petróleo e derivados) também tiveram alta, neste caso de 6%. Foram 370.957 mil toneladas enviadas para o exterior, contra 350.374 mil toneladas em fevereiro de 2016. Suape é o atracadouro que mais exporta este tipo de carga entre os portos públicos do país, assumindo a primeira posição no ranking em 2016, com 5.032.947 toneladas exportadas.

As movimentações de contêineres também registraram crescimento. Foram 2.374 TEUs (unidade equivalente a 20 pés) exportados em fevereiro de 2017, em comparação a 1.950 TEUs em fevereiro de 2016, resultando no crescimento de 22% das operações no período. Hoje, Suape é o porto público com a maior movimentação de contêineres do Norte/Nordeste e o quarto do país.

Fonte: Rochelli Dantas / Diário de Pernambuco

Por Redação

Deixe uma resposta