Svitzer Zoe é entregue pelo INACE

1
1943

O Estaleiro INACE está entregando o primeiro rebocador de uma série de quatro unidades, encomendadas pela empresa Svitzer.

A Svitzer é uma das maiores empresas do mundo no ramo da operação de rebocadores portuários. Fundada a mais de 180 anos, a Svitzer faz parte do grupo dinamarquês Maersk, líder global em transporte marítimo.

 O rebocador “SVITZER ZOE” concluiu recentemente com sucesso sua fase de testes. Trata-se de um modelo da série RApport 2400, projetado (básico) pela empresa canadense Robert Allan LTD, que atualmente é o escritório de projetos navais mais conceituado para este tipo de embarcação, com centenas de projetos executados em todo o mundo. A INACE ainda elaborou todo o projeto detalhado, incluindo modelos 3-D da estrutura, tubulação e acessórios de casco e convés.

 O rebocador construído pela INACE possui uma capacidade de 63 toneladas de tração estática (bollard pull), sendo equipado  com dois motores Caterpillar 3516C, cada um desenvolvendo 1864 kW (2502 HP) de potência frenada. Cada motor, por sua  vez, aciona um propulsor azimutal Rolls Royce, modelo US 205, com hélices que giram 360 graus no plano horizontal.

Com 23,8 m de comprimento total e 11 m de boca, o “SVITZER ZOE” teve seu projeto e construção acompanhado e certificado  pela sociedade classificadora norte-americana ABS (American Bureau of Shipping), num processo envolvendo inúmeras auditorias técnicas para comprovar o cumprimento de  rigorosas normas de qualidade e segurança.

O “SVITZER ZOE” possui a classificação ABCU, que compreende um elevado grau de automação na operação e monitoração remota da propulsão, geração de energia e outros equipamentos.

Além de atender aos seus requisitos operacionais, o “SVITER ZOE” apresenta, nas suas acomodações e áreas de trabalho, níveis de ruído e vibração excepcionalmente baixos, sendo muito confortável para sua tripulação de cinco pessoas.

Para atender ao cliente europeu o Estaleiro INACE empreendeu um extenso programa de adequação a elevados padrões de segurança do trabalho e gestão, que pretende manter mesmo após o término das quatro embarcações.

O “SVITZER ZOE” está sendo entregue rigorosamente dentro do prazo contratual.

Com informações do INACE (Emílio Ribeiro)

Por Rodrigo Cintra

1 COMMENT

Deixe uma resposta