Docas do Rio investe em ampliação do canal do porto

0

O Diretor-Presidente da Companhia Docas do Rio de Janeiro, Tarcísio Tomazoni, assinou nesta quinta-feira (10/08) a Instrução Normativa 60 / 2017 que abrange a infraestrutura aquaviária do Porto do Rio de Janeiro, destacando-se o alargamento do canal de acesso aos Terminais de Contêineres com aumento de calado no canal e nos berços e no diâmetro da bacia de evolução.

Após a conclusão da dragagem do trecho do canal, a Capitania dos Portos do Rio de Janeiro autorizou através de ATA o recebimento de embarcações com comprimento máximo (LOA) de 349 metros ante os 300 metros autorizados até então, nos Terminais de Contêineres e Roll-On/Roll- Off. Isto possibilitará o recebimento de navios de 10 mil TEUS’s de capacidade.

Atualmente, os navios que escalam o porto possuem capacidade máxima de 6 mil TEU’s. O calado para atender o tráfego de embarcações com essas dimensões é de 13,30 metros, na maré zero DHN (Diretoria de Hidrografia e Navegação), podendo chegar a 14,10 metros na preamar.

Após nova análise pela Autoridade Marítima, o limite poderá ser ampliadodo Rio  para no mínimo 13,50 metros na maré zero DHN e no máximo 14,30 metros ou até 14,50 com utilização da Maré.

Por Redação 

Deixe uma resposta