Marine Summit I fecha com chave de ouro e marca calendário de eventos marítimos

1
543
O público compareceu e prestigiou o evento

O segundo dia do Marine Summit I, um evento de Grupo Portal Marítimo, que ocorreu dentro da Marintec South America 2017, foi ainda melhor que o primeiro.

Foi na última quinta feira, dia 17 de agosto, com cerca de 50 pessoas na platéia e palestras bastante interessantes que deixaram o público bastante satisfeito.

Giuliano Ferreira – Consultor em Sísmica

O evento foi aberto com uma palestra sobre Sísmica Offshore, dada pelo Sr Giuliano Ferreira, Consultor de Sísmica, e os presentes puderam tirar suas dúvidas a respeito desta importante fase do ciclo petrolífero. Giuliano mostrou alguns conceitos básicos, falou sobre os navios sísmicos e comentou sobre as pesquisas no pré-sal, da qual participou ativamente.

Claudio Machado, da Inovsat Telecom

A palestra seguinte foi feita por Claudio Machado, da Inovsat Telecom, empresa líder em telecomunicações navais, onde pudemos aprender um pouco sobre antenas estabilizadas, que são o que há de melhor para utilização a bordo. Vantagens e desvantagens de cada modelo apresentado ficaram claras para todos e algumas dúvidas sobre o famoso Anexo V da Petrobras puderam ser esclarecidas a todos. Muitos detalhes que os usuários nem imaginam, foram demonstrados e bons conhecimentos foram agregados a todos os presentes.

Rodrigo Cintra palestrou sobre acesso remoto e apresentou o BL4SEA, um aplicativo de altíssimo valor agregado

Após a Inovsat Telecom, foi a vez de Rodrigo Cintra, Diretor de Operações da Marine Solution na América do Sul, falar sobre as tecnologias de acesso remoto disponíveis para os testes anuais dos sistemas de posicionamento dinâmico das embarcações. Ficou evidenciado que a ferramenta disponibilizada localmente pela Marine Solution, o aplicativo BL4SEA, é o que há de mais efetivo na relação custo benefício para os armadores que agora estão obrigados a realizar as inspeções anuais de DP pela revisão da Circular 645 do MSC da IMO, que gerou a Circular 1580. Os presentes puderam também presenciar uma demonstração do aplicativo, que mostrou também um grande potencial para o treinamento da tripulação e familiarização profunda com o FMEA das embarcações.

Almirante Sergio Freitas em ótima participação na palestra da Sra. Louise Engel

Na sequência tivemos Louise Engel, da Nautical Science Training & Consulting, palestrando sobre os novos cursos da Convenção de Manila, sendo esta uma das palestras que mais se destacou. Diversos pontos foram levantados, o público interagiu bastante e um dos representantes da Marinha do Brasil, o Exmo. Senhor Almirante Sergio Fritas, ex-comandante do CIAGA, pode dar diversos esclarcimentos e mostrar uma postura da Marinha do Brasil, através da Diretoria de Portos e Costas, que evidencia proximidade e abertura para os que precisarem de esclarecimentos diversos da instituição.

Luciana Sumam – Marmec

Seguindo a programação, Luciana Sumam, da Marmec, falou sobre a aplicação das capacitações e treinamentos das NRs na área marítima e offshore. Uma palestra muito boa que ressaltou a importância desses treinamentos e a importância de uma aproximação da Autoridade Marítima em conhecer ainda mais estas normas, o que agregaria bastante valor para a segurança das operações a bordo de embarcações.

CT Adriana Pina em uma apresentação impecável sobre a Diretoria de Portos e Costas

Finalizando o ciclo de palestras, foi a vez da Diretoria de Portos e Costas (DPC) falar sobre a revisão da Circular 645 da IMO e sua atuação na aplicação das novas diretrizes no Brasil. Em uma apresentação impecavelmente conduzida pela CT Adriana Pina, onde a mesma mostrou aos presentes o organograma da Marinha do Brasil e a missão da Diretoria de Portos e Costas. A representante da Marinha do Brasil também mostrou a participação do Brasil no CCA-IMO (Comissão Coordenadora dos Assuntos da Organização Marítima Internacional), através da SEC-IMO (Secretaria Executiva da Comissão Coordenadora dos Assuntos da Organização Marítima Internacional), órgão ligado à Assessoria para Atividades Marítimas Internacionais da DPC.

Marinha vai adequar as NORMAMs às determinações da IMO

A DPC informou as presentes que as modificações feitas pela revisão da Circular 645, que se concretizam na Circular 1580, serão aplicadas no Brasil imediatamente, e reforçou que a DPC atualizará as NORMAMs que tratam dos assuntos considerados na Circular 1580. A CT Adriana Pina reafirmou o compromisso da Marinha do Brasil em cumprir integralmente as atribuições que lhe são conferidas pela legislação nacional e internacional.

Cinthya Lopes – Presidente da SOBRAMAM

Fechando o evento, foi realizado o lançamento oficial da Sociedade Brasileira de Marinha Mercante, SOBRAMAM, onde todos presenciaram a Presidente eleita da entidade, a Oficial de Náutica Cinthya Lopes, apresentar o projeto em detalhes e esclarecer as dúvidas dos presentes. A palestra foi complementada por breves palavras do Vice-Presidente da SOBRAMAM, o Oficial de Máquinas Rodrigo Cintra. Sem dúvida alguma um momento histórico para a Marinha Mercante.

A organização da Marine Summit I agradece a todos os presentes que prestigiaram o evento e aos palestrantes, que agregaram tanto valor ao mesmo. Sem esquecer do pessoal da UBM, que organizou a Marintec South America e apoiou esta ideia, possibilitando que a mesma se tornasse realidade.

E a próxima Marine Summit já vem em breve, trazendo mais palestras e debates para enriquecer e aprofundar as discussões sobre os assuntos do mar.

Muito Obrigado a todos.

Time Marine Summit

1 COMMENT

Deixe uma resposta