Ministério do Turismo quer cruzeiros o ano todo

0
613

Transformar o Brasil em um destino para cruzeiros durante o ano inteiro é uma das metas do Ministério do Turismo. Durante o seminário “Cruzeiros Marítimos: O Momento É Esse”, organizado pela CLIA Brasil em Brasília, o Ministro do Turismo, Marx Beltrão falou sobre a vontade de sua pasta.

“Esse é um grande objetivo. Nós temos praias quentes durante todo o ano, e nós temos belezas naturais incomparáveis, com passeios formidáveis”, disse. Beltrão acredita que, para estender as temporadas (que atualmente vão de meados de novembro a abril), é necessário trabalhar na competitividade do mercado brasileiro. Uma das medidas é melhorar a infraestrutura portuária do país, em parceria com a Antaq e o Ministério dos Transportes.

Marx Beltrão durante o evento

“Com os portos brasileiros estando aptos a receber grandes navios, vamos ter um mercado mais forte”, disse o ministro. Outras medidas visando a competitividade incluem a mudança da forma como as contratações para trabalho a bordo são realizadas, um acordo com a praticagem para diminuição de custos e a privatização de terminais construídos para a Copa do Mundo.

“Se o mercado de cruzeiros mundiais está procurando novas rotas e destinos, porque o Brasil, com dimensões continentais e número 1 em atrações naturais do mundo não pode ser essa nova rota mundial?”, questiona o ministro.

“No Norte e no Nordeste, temos um mercado tão competitivo como o do Caribe, enquanto no Sul e no Sudeste somos tão competitivos como a Europa”, diz Beltrão. “Temos de fazer nosso ‘dever de casa’ e permitir que os cruzeiros avancem”, conclui.

Pacific foi o último navio a passar o ano todo no Brasil

A última vez que um operador tentou manter um navio no ano inteiro no Brasil foi em 2005. Na época, a CVC elaborou um programa para o pequeno Pacific com viagens pelo Norte e Nordeste do país.

A operação, no entanto, foi considerada um fracasso, e nunca repetida. Clique aqui para ler matéria de arquivo sobre a temporada estendida do navio da Pullmantur no Brasil.

Fonte: Worldcruises.com

Por Redação 

Deixe uma resposta