Graneleiro encalha e fecha o Porto de Santos por quase duas horas

0
990

Um navio graneleiro carregado com mais de 53 mil toneladas de açúcar quase invadiu a histórica Fortaleza da Barra em Guarujá, no litoral de São Paulo, na madrugada deste sábado (11). A embarcação encalhou a poucos metros da estrutura, durante manobra de saída do Porto de Santos (SP).

De acordo com informações da Marinha do Brasil, o acidente ocorreu pouco depois da meia-noite, ninguém ficou ferido e nenhuma outra embarcação foi atingida. O navio Kouroupi, de bandeira das Ilhas Marshall, tem aproximadamente 190 metros de comprimento e pouco mais de 32 metros de largura (boca).

O navio havia desatracado do cais e seguiria viagem para outro proto. Durante a manobra, orientada ao comandante da embarcação por um prático a bordo, o graneleiro guinou a esquerda enquanto navegava em direção à Baía de Santos e só parou ao encalhar na praia localizada em frente à fortaleza.

A Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP) determinou a interrupção do tráfego de embarcações no Porto de Santos entre 00h30 às 2h. Emergencialmente, rebocadores foram enviados até o navio, que foi desencalhado após a 1h e rebocado até um terminal no cais para que fosse vistoriado.

A autoridade marítima não informou outros detalhes do acidente, que não ocasionou danos ambientais. Nenhum tripulante a bordo ficou ferido, conforme dados iniciais. Um inquérito foi aberto para investigar as causas e as responsabilidades e tem prazo mínimo de 90 dias para ser concluído.

Fonte: G1

Por Redação 

Deixe uma resposta