O retrato da crise na Venezuela – PDVSA pretende trocar petróleo por combustíveis

0
836
Foto: Carlos Garcia Rawlins / Reuters

A Venezuela vem enfrentando uma crise sem precedentes e a novidade agora é que a PDVSA, a estatal petrolífera do país, pretende trocar parte de sua produção por combustível já refinado e pronto para uso.

As conversas estão bastante adiantadas entre a empresa e a Trafigura, uma trading internacional, e a ideia inicial é trocar uma quantidade correspondente a aproximadamente 10% da produção do país por combustíveis para uso interno, já que o país está parado, sem combustível, inclusive, para movimentar seus serviços básicos.

E tudo isso gerado por um Governo que historicamente não deu certo, mas que insiste em repetir um modelo falido de administração e o que mais assusta é que há o risco da mesma corrente de pensamento ser eleita no Brasil e jogar o país de volta no fundo do poço que abandonamos recentemente.

Enquanto o acesso ao crédito para a Venezuela continuar limitado, contratos deste tipo serão comuns, pois é o único jeito de se conseguir algo.

Fiquem com seu Socialismo. A sociedade regride, o povo se torna a maior vítima e voltamos ao tempo do escambo. Lamentável.

Por Rodrigo Cintra

Deixe uma resposta