China inicia projeto para área de testes de navios desguarnecidos

0

O recente advento dos navios autônomos gerou a necessidade de se ter espaços dedicados para as provas de mar dos navios que fazem parte dos projetos pilotos a fim de se atestar a confiabilidade destas embarcações em um ambiente seguro, assim como recentemente fez a Finlândia, criando a primeira área de testes, com 18 km de comprimento por 5 de largura, em Jaakonmeri, nas águas do Mar Báltico.

Saiba mais sobre o projeto finlandês clicando aqui.

Assim, a China, aproveitando o momento favorável, já iniciou a construção de uma zona maritima localizada em Zhuhai, província de Guandong, que será destinada a essas provas de mar.

Localização de Zhuhai

A área, que está sendo chamada de Wanshan Marine Test Field, possui mais de 770 km2 e será a primiera zona de provas de mar na Ásia, onde a China pretende investir pesado em pesquisas nos próximos cinco anos.

O projeto é realizado me parceria entre a Prefeitura de Zhuhai, a scoiadade classificadora CCS (China Classification Society), a Zhuhai Yunzhou Intelligence Technology e a Wuhan University of Technology.

Os navios desguarnecidos vem se tornando uma realidade cada vez mais próxima e isso trará diversas implicações para a Marinha Mercante, sinalizando novos tempos onde homem e máquina deverão estar cada vez mais integrados, para não competirem entre si.

Por Rodrigo Cintra

Deixe uma resposta