Incêndio em navio da Maersk deixa um morto e quatro desaparecidos

0
2913

O navio Maersk Honam, um ultra-large container ship (ULCS), de 353 metros de comprimento total e 15.272 TEUs de capacidade estava vindo de Cingapura em direção a Suez quando teve início um incêndio em um de seus porões de carga, por ante à vante da superestrutura, localizada na proa, no dia 6 de março às 15:20 (GMT), quando navegava a cerca de 900 milhas a sudeste de Salalah, Oman.

Segundo informe emitido pela Maersk, após tentar combater o incêndio, sem sucesso, a tripulação da embarcação enviou o sinal de distress, um alerta de emergência e pedido de socorro, e um total de 23 tripulantes conseguiu ser evacuado para um outro navio conteinero que estava próximo, o ALS Ceres, que chegou ao local pouco mais de 3 horas após o início do incêndio, às 18:30 (GMT).

O incêndio não pôde ser controlado do controlado pela tripulação

Um navio da Guarda Costeira da Índia foi mobilizado para o local para combater o incêndio e ao chegar ao local, reportou labaredas de 25 metros de altura, que iam do convés principal ao passadiço do navio.

Após dois dias, a situação atual é a seguinte:

– quatro desaparecidos: dois filipinos, um sul-africano e um indiano.

– um em estado grave: filipino

– um morto: tailandês

O navio possuía 27 tripulantes, sendo 13 marítimos: nove filipinos, um romeno, um sal-africano, dois tailandeses e um britânico.

Labaredas de fogo de 25 metros iam do convés principal à altura do passadiço
23 tripulantes foram evacuados e 4 permanecem desaparecidos
Navio Shoor, da Guarda Costeira da Índia, seguiu para a assistência
A Guarda Costeira da Índia foi mobilizada para o local

 

A Maersk está prestando toda a assistência aos tripulantes e às familias. A empresa mobilizou uma equipe na cidade de Cochim, sudoeste da Índia, com profissionais da área médica e psicólogos.

Vários navios mudaram suas rotas para dar assistência e no momento há cinco deles envolvidos nas buscas.

Até o momento nenhum sinal de vazamento e poluição por óleo foi notado e o navio encontra-se flutuando.

Por Redação

Deixe uma resposta