Grupo Portal Marítimo lança treinamento em Docagem de Embarcações

0

Cientes da necessidade de se esclarecer esta tão importante etapa na rotina das empresas de navegação, resolvemos lançar, em 2017, um projeto piloto do Curso de Docagem de Embarcações, não com o foco nos detalhes técnicos da docagem, mas sim em tudo o que ocorre ao redor e fora do dique.

A necessidade foi identificada após constatação de que, infelizmente, os profissionais das empresas de navegação atuantes nos departamentos QUE NÃO PARTICIPAM FISICAMENTE DA DOCAGEM (INDO AO DIQUE, REALIZANDO TAREFAS DURANTE A DOCAGEM, ETC) ainda tem muitas dúvidas sobre esta rotina, o que acaba, via de regra, fazendo com que aquele profissional que efetivamente está conduzindo a docagem a frente de uma equipe, geralmente alguém da área técnica ou de operações, fique responsável por muitas tarefas que não são de sua alçada, sobrecarregando o mesmo simplesmente por causa de dúvidas em conceitos e rotinas básicas que dependem muito de quem está no escritório, dando o devido suporte à docagem. Essas dúvidas acabam prejudicando o andamento da docagem e impedindo que este profissional ali dedicado fique focado no que realmente importa dentro do dique.

Foram dez vagas na turma piloto, preenchidas rapidamente por alunos de diferentes especialidades e locais, e foi, acima de tudo, um sucesso. Profissionais que já atuam em docagens e profissionais que nunca estiveram em um dique acompanhando esta rotina puderam participar, esclarecer uma série de dúvidas e, mais que isso, trocar experiências. Profissionais área de RH, Supply Chain, QSMS, Financeira, Administrativa etc puderam entender de fato qual é o papel de cada um durante uma docagem, e como ele pode facilitar a rotina de quem está efetivamente dentro do dique, fortalecendo o trabalho em equipe, reduzindo o tempo final de docagem e otimizando, desta forma, tempo, recursos humanos e financeiros.

Na primeira turma contamos com a presença de profissionais da área técnica também, que acabaram enriquecendo nossa aula com sua experiência e mudando sua visão sobre determinados processos durante a docagem.

Após esta turma, o treinamento foi reformulado, aprimorado e finalmente oficializado na grade de cursos oferecidos pelo Grupo Portal Marítimo, e é o que viemos aqui apresentar.

Este curso vai ensinar alguém a docar um navio?

Não, definitivamente não. Porém, vai abordar de maneira dinâmica, indo fundo em alguns detalhes, o antes, o durante e o depois da docagem. Inevitavelmente toda a preparação e execução da docagem acaba sendo abordada. Assim, até mesmo você que já doca navios e queira participar, para dar aquele conhecido “confere”, é bem vindo.

Apresentação do curso:

O programa “Docagem de embarcações” foi desenvolvido buscando o atendimento da demanda do mercado corporativo na indústria da navegação por profissionais com o conhecimento teórico básico esperado, estando melhor preparados para a execução das atividades de suporte e análise da atividade de docagem nas empresas de navegação e serviço.

O programa do curso fomenta e estimula na prática, competências necessárias aos profissionais, a fim de que dominem as rotinas administrativas inerentes à operação de docagem e desdocagem e que possam propor alternativas criativas e inovadoras com base no conhecimento adquirido.

Objetivo do curso:

O objetivo do curso é aperfeiçoar profissionais em relação às etapas da docagem de embarcações.

Sua aplicação visa desenvolver no participante, pela prática e metodologia de aulas expositivas e interativas, dinâmicas, intercaladas com analogias, exercícios e dúvidas, algumas competências técnicas e sistêmicas que facilitam a atuação do profissional durante a docagem de uma embarcação sem perder o foco de sua área específica de atuação.

Público-alvo:

O curso é direcionado a profissionais de nivel médio, desde que atuem em atividade ligada à Marinha Mercante, ou profissionais de Nível Superior em qualquer área, e tenham aptidão/interesse em trabalhar na supervisão e/ou apoio das operações de docagem de embarcações nas empresas de navegação e serviços marítimos. O curso é também direcionado aos marítimos que costumam estar presentes nas docagens, mas que desejem adquirir conhecimentos relacionados à gestão de todo o processo.

Disciplinas (Módulos):

  1. O que é a docagem;
  2. Preparação de Docagem;
  3. Negociação;
  4. Fases da Docagem;
  5. Prontificação da Docagem

Carga Horária: 12 horas

Investimento:

  • R$ 850 à vista
  • 2x R$ 475,00
  • Pagamentos por transferência bancária, cartão de débito ou cartão de crédito.

Local do Curso: Centro do Rio de Janeiro

Horário: 18:30 às 21:30

Datas das turmas:

Turma I: 16/04 a 18/04

Turma II: 25/04 a 27/04

Turma III: 12/06 a 14/06

Garanta a sua vaga AGORA pelos e-mails:

contato@portalmaritimo.com

alan.lameria @portalmaritimo.com

Confie seu aperfeiçoamento profissional à quem realmente entende do assunto. Nossa equipe conta com profissionais extremamente capacitados e conhecidos no Mercado, sem deixar de lado a formação acadêmica de cada um.

A GPM Consulting, uma empresa do Grupo Portal Marítimo, já treinou dezenas de profissionais e terá muito orgulho de treinar você também! Queremos impactar a sua carreira de forma positiva e criar mais que uma relação comercial, mas EDUCACIONAL.

Aguardamos seu contato!

Por Álan Lameira

Deixe uma resposta