SOAMAR oferece almoço de despedida ao Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante Lima Filho

0
657
Na foto, o Presidente da SOAMAR/RJ, Dr. José Antônio, e Excelentíssimo Sr. Vice-Almirante Lima Filho – Foto: GPM

Nesta quarta-feira a SOAMAR/RJ, Sociedade Amigos da Marinha, na figura de seu Augusto Presidente, Dr. José Antônio de Souza Batista, ofereceu um almoço de despedida ao Excelentíssimo Sr. Vice-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho, na Churrascaria Pampa Grill, na cidade do Rio de Janeiro.

O evento contou com a presença de diversos representantes da Comunidade Marítima, tendo uma taxa de adesão altíssima, reflexo não somente da ótima gestão e capacidade de mobilização da SOAMAR, mas também de quanto o Vice-Almirante Lima Filho é querido por todos.

Na foto, Rodrigo Cintra, Diretor do Grupo Portal Marítimo e Vice-Presidente da SOBRAMAM (Sociedade Brasileira de Marinha Mercante) com o Excelentíssimo Sr. Vice-Almirante Lima Filho – Foto: GPM

Na oportunidade, o Desembargador Antonio Carlos Esteves Torres, da Escola de Magistratura do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, proferiu um breve, mas emocionante discurso onde foi lembrada a trajetória do Vice-Almirante Lima Filho, desde a época de Guarda Marinha, passando pelos anos em que serviu embarcado na Esquadra Brasileira e culminando com os cargos ocupados em Capitanias dos Portos e o posterior comissionamento como Diretor de Portos e Costas.

Dona Valéria, esposa do Almirante, sempre foi uma importante figura ao seu lado, marcando presença em diversos eventos com sua usual simpatia. Ao lado de um grande homem sempre há uma grande mulher.

Já o Almirante, em seu discurso, destacou seu amor pelo que faz, seu grande apreço pela Comunidade Marítima, e a importância de sua sólida base familiar, na qual sua Digníssima e Augusta esposa, Dona Valéria Marum Pereira de Lima, que também proferiu, emocionada, algumas palavras aos presentes, desempenha papel fundamental. Lima Filho destacou também sua tristeza em ir para a Reserva, tendo que tirar o uniforme que envergou com orgulho pelos últimos 41 anos, mas ao mesmo tempo a felicidade em ter sido indicado pelo Comandante da Marinha do Brasil, o Excelentíssimo Sr. Almirante-de-Esquadra Leal Ferreira, para a Presidência do Tribunal Marítimo, fato que evidencia não somente suas virtudes pessoais e profissionais, mas também o quanto é diferenciado para ter em suas mãos tamanha responsabilidade e desafios.

Vice-Almirante Lima Filho

Com 41 anos de serviços prestados à Marinha, o Almirante Lima Filho, antes de ser comissionado em agosto de 2015 como Diretor de Portos e Costas, desempenhou importantes funções como Capitão dos Portos de Alagoas e do Rio de Janeiro, tendo também comandado as Forças Marítimas durante a Operação Panamax 2012, que é um exercício militar voltado à proteção e garantia do tráfego seguro através do Canal do Panamá, envolvendo mais de 15 países. Após uma passagem de oito meses no comando do 8º Distrito Naval, sediado em São Paulo, o Almirante esteve pelos últimos dois anos e meio à frente das diversas tarefas afetas à DPC, tais como àquelas referentes à Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário, às Normas da Autoridade Marítima (NORMAM), ao Ensino Profissional Marítimo (EPM) e à prevenção da poluição hídrica.

Subordinada à Diretoria-Geral de Navegação (DGN) e representante da Autoridade Marítima Brasileira, a DPC é a Organização Militar da Marinha que oferece apoio técnico às 27 Capitanias, 14 Delegacias e 22 Agências espalhadas pelo território nacional, além de orientar, regular, fiscalizar e certificar a formação de mão de obra para as atividades marítimas e portuárias.

Foram 41 anos… missão cumprida e comprida, brilhantemente.

Desejamos uma ótima navegação ao Almirante no Tribunal Marítimo e bons ventos, sempre sabendo que, em vindo tempestade, o timão estará em boas mãos.

Bravo Zulu!

Por Redação 

Deixe uma resposta