Os anos de 2017 e 2018 estão se destacando por significarem um grande momento na indústria marítima para a discussão do bem estar dos marítimos, especialmente sobre a sua saúde mental.

A discussão deste assunto vem sendo cada vez mais importante e a Organização Marítima Internacional (IMO) resolveu fazer uma campanha com estratégias específicas para atacar o estresse, a fadiga (assunto já debatido por anos e anos) e outros assuntos que envolvem a saúde mental dos marítimos, disponibilizando, inclusive, ferramentas e ações neste sentido.

A campanha procurará destacar e mostrar as melhores práticas e bons exemplosjá praticados na indústria, mas também, inevitavelmente, trazer para a discussão algumas áreas de preocupação e exemplos de deficiências.

Para os marítimos do Brasil e do mundo, queremos dizer muito obrigado por fazer o que você faz, pois seu trabalho é extremamente importante. Se não fossem os marítimos, o mundo não estaria conectado e a indústria simplesmente não existiria.

Como nos anos anteriores, a IMO está focando sua campanha nas mídias sociais. Todas as plataformas de mídia social da IMO serão utilizadas, mas o Twitter e o Facebook serão responsáveis ​​pela maior parte das atividades.

Este ano, a campanha terá duas hashtags, como segue:

#SupportSeafarersWellbeing

Essa hashtag pode ser usada por companhias de navegação e outras empresas do setor para mostrar como elas proporcionam um ambiente de trabalho decente para os marítimos e como eles abordam os problemas de saúde mental entre seus funcionários marítimos.

#GoodDayatSea

Esta hashtag pode ser usada para envolver o público em geral, para desejar-lhes um bom dia no mar.
Usaremos a hashtag #GoodDayatSea para incentivar os marítimos a compartilhar fotos de si mesmos em um ambiente de trabalho positivo no mar.

Neste ano, a IMO também está promovendo boas iniciativas e materiais desenvolvidos por vários interessados ​​marítimos para defender padrões mais altos de bem-estar a bordo, como destacar o que eles estão fazendo para melhorar as condições para os marítimos em questões relacionadas a esse bem estar, como por exemplo:

– Licenciamento no Porto
– Abandono
– Saúde mental
– Salários
– Não criminalização
– Repatriamento
– Recursos disponíveis para a saúde mental positiva
– Convenção MLC

Gostaríamos de aproveitar esta oportunidade para dizer o quanto apreciamos o trabalho feito pelos marítimos, dia após dia, muitas das vezes em condições extremamente desafiadoras. O sucesso das empresas e organizações depende em grande parte da competência e do comprometimento destes profissionais.

Independentemente de sua categoria, o Brasil e o mundo agradece a você, marítimo, um profissional extremamente treinado, qualificado e sacrificado pela rotina que exige uma constante atualização e que por sua própria natureza faz do marítimo um profissional muitas vezes invisível.

#somosmercantes

#GoodDayAtSea

#SupportSeafarersWellbeing

Por Rodrigo Cintra

Deixe uma resposta