A Queiroz Galvão Exploração & Produção (QGEP) irá fechar contrato com a Queiroz Galvão Óleo & Gás (QGOG) para o afretamento do navio-sonda Laguna Star. A sonda vai perfurar o terceiro poço do sistema antecipado de produção de Atlanta, na Bacia de Santos. O negócio entre as duas empresas do mesmo grupo deverá ser formalizado na próxima semana.

A campanha no campo de Atlanta terá início no primeiro trimestre de 2019. A meta da QGEP é interligar o terceiro poço ao FPSO Petrojarl I no trimestre seguinte, elevando a produção do sistema para um patamar de 27 mil boe/dia a 30 mil boe/dia.

A Laguna Star será afretada inicialmente por três meses. Existe a possibilidade, contudo, de a QGEP utilizar a unidade na campanha de substituição das bombas internas da Baker dos dois poços em operação. Os equipamentos apresentaram problemas técnicos e não estão operando. A troca está prevista para o segundo trimestre e deve levar três meses.

A QGOG apresentou a melhor proposta na concorrência da QGEP. Foram convidadas empresas nacionais e estrangeiras de perfuração, mas desde o início a QGOG era vista como favorita.

Capacitada para operar em lâmina d’água de 3.000 metros, a Laguna Star está operando para a Petrobras no momento e terá seu contrato finalizado em outubro. A unidade realiza campanhas para a petroleira desde 2012.

A QGEP opera o campo de Atlanta e detém participação de 30% no ativo, em parceria a Barra Energia (30%) e a Dommo Energia (40%). A QGEP e a Barra brigam na Justiça contra a Dommo, que há cerca de dois anos não honra os compromissos financeiros do consórcio. A batalha está sendo discutida em arbitragem internacional.

Fonte: Claudia Siqueira / Revista Brasil Energia

Por Redação 

Deixe uma resposta