Marinha do Brasil celebra Dia Marítimo Mundial

0
3885

Como já é tradição, a Organização Marítima Internacional (IMO) celebra na última semana de setembro o Dia Marítimo Mundial. A Marinha do Brasil, no Rio de Janeiro, comemorou nesta sexta-feira, dia 28 de setembro, na Praça Mauá, com a presença de autoridades e representantes da Comunidade Marítima, da Sociedade Amigos da Marinha (SOAMAR), da Sociedade Brasileira de Marinha Mercante (SOBRAMAM), das empresas de navegação e dos sindicatos ligados à atividade.

A IMO, agência especializada das Nações Unidas responsável pela proteção e segurança da navegação e a prevenção da poluição marinha causada por navios, celebra esta edição do Dia Marítimo Mundial destacando o aniversário de 70 anos da criação de sua convenção, cujo tema será “IMO 70: Nosso legado – Um transporte marítimo melhor para um futuro melhor”.

Entre as homenagens realizadas na Praça Mauá, destacaram-se a entrega da Medalha Mérito Marítimo e do Distintivo de Comodoro a representantes da Comunidade Marítima. A cerimônia ainda contou com uma reverência ao patrono da Marinha Mercante do Brasil, Irineu Evangelista de Souza, o Visconde de Mauá.

Após a cerimônia, que contou com uma bela apresentação da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais, os convidados foram recepcionados no Salão Nobre do Comando do 1º Distrito Naval.

Além do Rio de Janeiro, o Dia Marítimo Mundial também foi celebrado em outras Organizações Militares da Marinha, como o Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA) e diversas Capitanias dos Portos pelo Brasil.

O Dia Marítimo Mundial foi criado em 1978, durante a Convenção da Organização Marítima Consultiva Intergovernamental (IMCO), entidade que deu origem à atual IMO. Desde então, a data passou a ser comemorada em todo o mundo, especialmente para destacar a importância das indústrias marítimas no comércio internacional.

Por Redação

Deixe uma resposta