O Portal Marítimo não poderia deixar passar em branco uma data tão especial: o Dia Internacional da Mulher. Fazemos votos de que o maior presente seja o RESPEITO profissional e pessoal a cada uma.

O primeiro Dia da Mulher foi celebrado nos Estados Unidos em maio de 1908 (Dia Nacional da Mulher), onde mais de 1.500 mulheres se uniram em prol da igualdade política e econômica no país.

Vários acontecimentos levaram à criação de um dia especial para as mulheres. Um deles foi o incêndio numa fábrica de camisas em Nova York, ocorrido em 25 de março de 1911, que matou 129 mulheres. O número de vítimas se explica pelas péssimas condições de trabalho e porque uma porta estava fechada para impedir a fuga das trabalhadoras.

No entanto, o 8 de março teve origem com as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho, durante a Primeira Guerra Mundial (1917). A manifestação, que contou com mais de 90 mil russas, ficou conhecida como “Pão e Paz”, sendo este o marco oficial para a escolha do Dia Internacional da Mulher no 8 de março, data que somente foi oficializada em 1921.

A ONU finalmente reconheceu o Dia Internacional da Mulher em 1977 e a IMO escolheu como tema especial para o ano de 2019 as Mulheres na Marinha Mercante.

Fica aqui a nossa homenagem para elas que trouxeram tantas e boas mudanças para a Marinha Mercante em todo o mundo.

Desde a pioneira Comandante Hildelene até a mais moderna aluna do CFAQ, todas são importantes nesta caminhada.

Que não sejam lembradas apenas pela beleza, pelo cuidado, pelo carinho, pela atenção e pela devoção…

Que sejam lembradas como profissionais acima de tudo, hoje e sempre.

Às nossas queridas amigas embarcadas fica aqui o nosso total respeito e o sincero desejo de muita felicidade e de plena realização nesta árdua missão que é estar a bordo lidando com todo tipo de problema, e com alguns extras: o machismo e o preconceito.

Vocês não estão chegando…

Vocês já chegaram e já ficaram, sendo parte da nossa realidade!

O Dia Internacional da Mulher tem este ano um significado especial na Marinha Mercante Mundial, já que a IMO está trabalhando duro no já consolidado programa “Mulheres na Marinha Mercante”, tema especial de 2019.

Parabéns pelo seu dia!

Por Rodrigo Cintra

Deixe uma resposta