EFOMM – Concurso 2011

0

Estaremos atualizando o público sobre o tema EFOMM. Em breve falaremos tudo sobre a rotina na Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante. Se você passou no concurso, e precisa se preparar para a “Famosa” Adaptação, fique de olho nessa matéria.

Nos dias 7 e 8 de agosto de 2010 foram realizadas as provas do processo seletivo para a Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante. No primeiro dia as provas foram de Português, Inglês e Redação, e no segundo dia as provas foram de Matemática e Física, com duração de quatro horas em cada dia. O concurso no estado do Rio de Janeiro foi realizado no CIAGA e no CIAA e para o CIABA a prova ocorreu em três cidades Recife – PE, Fortaleza – CE e Belém – PA.

No dia 10 de agosto, foram divulgados os primeiros gabaritos, ainda sujeitos a recursos, os quais puderam ser enviados nos dias 11 e 12 de agosto para análise, no dia 27 de agosto foi divulgado o gabarito definitivo e no dia 20 de setembro será a divulgação da relação dos candidatos convocados para a reunião de instruções.

Para acessar os gabaritos definitivos: Gabaritos

O calendário de eventos está no seguinte link: Calendário de Eventos

Depois de aprovados e convocados para o período de adaptação os alunos terão seu primeiro contato com a rotina militar, terão treinamentos físicos e instruções sobre militarismo. Os alunos com bons conceitos da turma que inicia o seu último ano na escola são escolhidos pelos Oficiais do Corpo de Alunos para serem instrutores dos candidatos que chegam durante a adaptação. Geralmente, são três semanas para que o candidato possa se tornar aluno, onde entre outras coisas, acontecem visitações a navios mercantes para um primeiro contato com a profissão. É um período onde o candidato fica longe da família e tem que morar e aprender a conviver com pessoas desconhecidas, aprende a entender a Marinha Mercante e conhece a rotina da EFOMM. Depois de passarem por essas três semanas, os candidatos se tornam alunos e então estão prontos para iniciar a sua vida acadêmica.

Por Nelsiane Carrara

1 COMENTÁRIO

  1. Muita gente vai poder acompanhar agora o andamento de todo o Processo Seletivo.
    Os candidatos, futuros Oficiais da Marinha Mercante certamente agradecem à Oficial de Máquinas Nelsiane por esta matéria.
    Acompanhem.

  2. Como candidato do concurso espero ansioso pela lista dia 20, mas confiante! Estarei acompanhando o processo por aqui tb. Parabéns a OM Nelsiane e a todos do site pela iniciativa!
    Grande abraço

Deixe uma resposta