Ativos da portuguesa Galp no Brasil podem valer até oito bilhões de dólares

0

Os ativos da portuguesa Galp no Brasil, onde mantém várias participações na exploração de petróleo, em parcerias com a Petrobras, podem valer até oito bilhões de dólares. A empresa portuguesa, de acordo com o plano estratégico a desenvolver até 2013, prevê investir no Brasil 900 milhões de euros.

A estimativa, publicada na edição desta segunda-feira do Diário Económico, tem por base a fixação do preço do barril de petróleo do pré-sal em US$ 8,5 dólares, anunciado a semana passada pelo governo brasileiro, depois de prolongadas discussões entre a Agência Nacional do Petróleo, a direcção da Petrobras e a equipa económica do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A Galp tem participação em cinco das dez descobertas da Bacia de Santos, onde estão localizados os campos do pré-sal, no litoral da região sudeste do país, com destaque para o bloco BM-S-11, no qual tem participação de 10%.

Dois dos poços já perfurados, Tupi e Iara, situados a mais de cinco mil metros abaixo da superfície do mar e onde se realizaram as maiores descobertas dos últimos anos, revelam volumes recuperáveis de petróleo e de gás natural estimados entre oito e 12 mil milhões de barris. 

Para ler esta matéria na íntegra, acesse Portugal Digital

Por Rodrigo Cintra

Deixe uma resposta