Chineses podem pagar US$ 7 bi por participação na OGX, de Eike Batista

0

As chinesas China Petrochemichal Corporation (Sinopec) e China National Oil Offshore Oil Corporation (CNOOC) podem apresentar uma oferta de até US$ 7 bilhões por ativos da OGX, do grupo empresarial de Eike Batista. A informação foi dada a agências internacionais por fontes próximas ao processo. A expectativa é de que a operação seja concluída até o fim do ano. A OGX preferiu não comentar o assunto.

A petroleira de Eike colocou à venda uma fatia entre 20% e 30% de seu conjunto de sete blocos exploratórios em águas rasas na Bacia de Campos. Fontes próximas às negociações, porém, disseram que a operação pode envolver uma participação na própria OGX – que tem ainda blocos exploratórios nas bacias de Santos, Espírito Santo, Pará-Maranhão e Parnaíba – em processo semelhante ao ocorrido com a MMX, que teve 21,5% das ações transferidas à chinesa Wuhan Iron and Steel Corp (Wisco).

A OGX estima ter encontrado cerca de 3,7 bilhões de barris em seu polo exploratório da Bacia de Campos, número que precisa ser confirmado por intensas atividades exploratórias. O óleo é do tipo pesado, que tem maior custo para extração e menor valor de venda no mercado. Mesmo assim, a companhia é bastante otimista com o projeto, que deve ter sua primeira produção de petróleo no início de 2011, segundo meta estipulada em seu plano de negócios.

Para ler esta matéria na íntegra, acesse O Estadão

Por Wilson Bonicenha

1 COMENTÁRIO

  1. Os olhos do mundo estão no Brasil, nos esportes com a Copa do Mundo e as Olimpiadas e na economia tambem.
    O Eike é um estrategista econômico, sabe muito bem o que fazer e como fazer!

    • A China é hoje o segundo PIB do mundo, e vem crescendo cada vez mais.
      Os chineses estão vindo com tudo mesmo e é hora do Brasil saber tirar vantagens políticas e econômicas nisso, o que, inevitavelmente, refletirá no Social.

  2. A grande missão do Brasil nesse novo cenário esta em transformar todo esse investimento internacional em progresso social, fiquemos de olho.

  3. Os chineses estao comprando tudo que e ligado ao fontes de energia. OGX no Brasil, empresas de petroleo no Canada etc. Tem que saciar o fome da tigre!!
    Cuidado meus amigos brasilieros…nao deixa o olho grande acaba com as riquezas e patrimonio do Brasil. Eles ja estao acabando com industria de tecidos e a industria de calcados do Brasil, com mao de obra barato, quase escrava…
    Tome muito cuidado…….

Deixe uma resposta