Petrobras – previsão de 200 mil profissionais

0

O Brasil tem a possibilidade de se tornar um dos dez maiores produtores de petróleo do mundo. Hoje ocupa a décima sexta posição. O aumento da produção brasileira com as reservas do pré-sal pode até levar o país, em um prazo estimado de cinco anos, a ser membro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), que reúne e define as regras do comércio desse produto no planeta.

Um dos reflexos dessa onda do pré-sal acontece nas faculdades, onde os cursos voltados a este setor estão sendo valorizados. A carreira de engenheiro de petróleo, por exemplo, que antes era uma especialização de engenharia, já chegou à graduação e faz parte dos principais recrutamentos das empresas petrolíferas.

Exploração do pré-sal – A expectativa para início da exploração do pré-sal é 2015, mas a procura pelo curso de engenheiro de petróleo já aumentou, segundo o coordenador dessa área da engenharia na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o professor Antonio Carlos Bannwart. \”O fator pré-sal tem sido muito atrativo, pois o volume da reserva é muito grande e irá garantir a autosuficiência do Brasil. Vão surgir muitos empregos nas plataformas, nos navios e em terra\”, garante. De acordo com os planos da Petrobras, empresa brasileira com papel majoritário na exploração do petróleo no Brasil, até 2013 irá precisar de 207 mil profissionais em 185 categorias. Atualmente, um engenheiro especializado em petróleo tem salário inicial de 5,6 mil reais.

Para ler esta matéria na íntegra, acesse Mídia News

Por Felipe Vasconcelos

1 COMENTÁRIO

  1. Ola

    Bem espero que entre as profissões mais modestas com plataformista ou auxiliar esta materia é bem interesante bem um grande abraço e se poder falar sobre o mecado de trabalho em paltaforma e as profissões em petroleo!

    • Falaremos sobre cada profissão em breve, Leandro.
      Plataformistas são a base da pefuração, sem eles, tudo para.
      Quem é que vai operar as chaves flutuantes, burrinhas, cunhas?
      Plataformista é um degrau nesta bonita e importante carreira que é a da Perfuração.
      Obrigado por participar e continue nos visitando.

  2. So 5.6 mil reais por mes de salario para um engenheiro de petroleo? Nossa! Isso e 42 mil dollars ao ano ( incluindo 13 salario). Um engenheiro recem formado aqui no Canada ganhou isso em 1988. E o dobro no Canada. Os plataformistas no North Sea ganha mas que um engenheiro no Brasil.

    Eu entendo que nao pode comparar os salarios etc. mas o preco de barril e o mesmo. Por que os salarios nao sao mais altos entao?

    • O custo Brasil é bem mais alto para as empresas, Lisa.
      A Carga tributária aqui é absurda.
      Por outro lado, o custo de vida no Brasil é bem mais baixo, sem sobra de dúvidas.
      Estive em Port Cartier em 2005 e fiquei estarrecido com os preços aí no Canadá.
      Em Rotterdam, na Holanda, por exemplo, neste mesmo ano, comprei um tubo de pasta de dente por 6.80 Euros.
      Daí podemos ter uma base.
      Obrigado por sua visita e volte mais vezes, Lisa.

Deixe uma resposta