Transocean vai perfurar poço de 7200 metros para a Noble Energy

0

A Transocean vai perfurar para a Noble Energy o poço mais profundo já encontrado no Mediterrâneo Oriental, o Leviathan-1, cerca de 7.200 metros.

Segundo pude ler no noticiário internacional, a perfuração está prevista para começar em outubro, e será feita pela Plataforma Transocean Sedco Express, com previsão de cinco meses de duração.

Sedco Express - Transocean

O principal alvo de perfuração é o Prospect NG10, uma poço de gás formado na época Oligocena do Período Terciário (entre 33 e 23 milhões de anos atrás), talvez o mais antigo do mundo encontrado até hoje.

Há também algumas metas secundárias programadas, com alvos abaixo de 7200 metros, ainda mais profundos, em poços da Era Mesozóica, Período Cretáceo, Era Inferior, o Leviathan Prospect Target.

Veja a tabela abaixo e localize-se no tempo:

Tabela do Tempo - clique para aumentar

A Noble Energy diz que o alvo mais profundo, com base em suas informações sísmicas, pode ter reservas de petróleo e gás natural equivalentes a aproximadamente 1,2 bilhões de barris de petróleo.

Em janeiro de 2009, a Noble achou gás em grandes quantidades com a perfuração do Tamar-1. Segundo a empresa, a formação identificada possui três reservatórios de alta qualidade.

Noble Energy no Mediterrâneo - Costa de Israel - clique para ampliar

A Noble Energy opera sob licença com 36% de participação no poço. Os outros envolvidos são: Isramco Negev 2 (28,75%), Delek Drilling (15,625%), Avner Oil Exploration (15,625%), e Dor Gas Exploration (4%).

Certamente este será um grande desafio. Isso sim é que podemos chamar de águas profundas!

Não confundamos a Noble Energy com a Noble Drilling, pois são empresas diferentes.

Por Rodrigo Cintra

1 COMENTÁRIO

  1. Sem Sombra de Duvida Meu Querido Amigo Afonço. há Pessoas Bem Treinadas Capacitadas e de Boas Qualidades no nosso Mercado Offshores.
    Se a Transocean Propos esse Grande Propósito,
    É um Sinal que Ela já Preparou Os seus Engenheiros e os Técnicos
    p/ esse Grande Desafios….um Grande Abração

Deixe uma resposta