Duelo de gigantes nos EUA: Diamond vs Anadarko

0

A Anadarko Petroleum está tentando cancelar um contrato de perfuração com a Diamond Offshore, que envolve a SS Ocean Monarch, no Golfo do México.

No último dia 13, a Anadarko disse que as ações das autoridades governamentais relacionadas com a aplicação de uma moratória do Governo Americano sobre as empresas que operam no Golfo constituem uma condição de força maior, nos termos do contrato de perfuração.

Ocean Monarch - Clique aqui e veja os detalhes da plataforma

A Diamond Offshore relata que a Anadarko moveu uma ação contra ela, na Corte de Houston, buscando uma sentença declaratória que a sua rescisão do contrato de perfuração é garantida nos termos do contrato.

“Nós não acreditamos que os eventos citados pelo operador possam ser incluídos na definição de “força maior”, nos termos do contrato de perfuração, e não acreditamos que o operador tem o direito de rescindir o contrato de perfuração com base nele” declarou um porta voz da Diamond, em uma audiência com a Securities and Exchange Commission E.U..

A Diamond disse que pretende “defender vigorosamente” seus interesses nessa tentativa litigiosa por parte do operador em tentar rescindir o contrato de perfuração.

A Ocean Monarch é uma das cinco plataformas da Diamond no Golfo E.U. e uma das três plataformas que utilizam BOP submerso.

De acordo com RigLogix, a Ocean Monarch está sob contrato com uma diária de US $ 440 mil. A sonda está localizada em West Cameron, Bloco 184.

Por Rodrigo Cintra

Deixe uma resposta