ROV – Cybernétix quer construir no Brasil

0

Prestes a abrir escritório no Rio de Janeiro (RJ), em outubro, a francesa Cybernétix, planeja criar uma joint venture com uma empresa brasileira para desenvolver soluções e produzir equipamentos para uso submarino. A empresa, especializada na área de robótica e automatização voltadas para ambientes hostis, prevê ampliar sua atuação fabricando no Brasil produtos para operação onshore.

Durante a Rio Oil & Gas 2010, a Cybernétix apresentou seu protótipo de submarino que engloba as operações de ROV e AUV. A combinação reduz os custos de intervenções submarinas e a necessidade de embarcação apoio.

ALive 1 - ROV da Cibernétix

De acordo com o conselheiro em Energia, Meio Ambiente e Naval da embaixada da França no Brasil, Michel Curletto, a empresa pretende construir os primeiros robôs, que terão capacidade para até 3 mil m de profundidade, no ano que vem. A primeira unidade deverá ser utilizada em 2012 pela Total em Angola.

“A recepção do mercado brasileiro ao AUV/ROV foi muito boa. A Petrobras está acompanhando o projeto”, afirmou o diretor de desenvolvimento de negócios da Cybernétix, Thierry Currenti.

Com as informações, o site Energia Hoje

Por Rodrigo Cintra

Deixe uma resposta