Schlumberger apresenta novo sistema de teste de poços

0

A Schlumberger anunciou o lançamento de um sistema de alta performance para testes de poços, projetado para permitir que os operadores possam isolar, controlar, medir e testar, tudo isso em um único ensaio. O anúncio foi feito em Florença, na Itália.

“Agora, as operadoras podem testar os poços de forma mais segura e eficiente “, afirmou Devan Raj, Gerente de Marketing e Tecnologia da Schlumberger . “A leitura profunda, medições de pressão e amostras de fluido de alta resolução dos poços, permitem que os operadores testem seu potencial com mais precisão e tenham uma melhor base de dados para suas decisões. “

Durante a exploração no Golfo da Venezuela, um operador precisava executar uma série de testes de poço em seus poços de gás para determinar as propriedades do mesmo. Com a eficiência do sistema, o operador salvou quatro dias de tempo de parada de perfuração,  atingindo seus objetivos de teste, sem nenhum comprometimento do resultado.

A ferramenta de análise do poço tem um quarto do comprimento de ferramentas convencionais. A empresa diz que o sistema oferece uma série de vantagens, incluindo: pressão de funcionamento 35% menor , 90% menos nitrogênio, 50% menos selos e 60% menos conexões. Além disso, ão eliminados os  drill collaras e as slip joints.

Veja as ferramentas do sistema na apresentação abaixo:

Este slideshow necessita de JavaScript.


O sistema, chamado “Quartet” (quarteto), é composto por quatro tecnologias projetadas especificamente para testes de reservatório: “high-integrity reservoir test isolation system”; “intelligent remote dual valve”; “crystal quartz gauge”; e “inline independent reservoir fluid sampling.

Acesse o Folheto Informativo da Schlumberger a respeito desta nova tecnologia.

Por Rodrigo Cintra

Deixe uma resposta