O 9º Distrito Naval da Marinha do Brasil informa algumas orientações e medidas de segurança para navegação durante a seca dos rios Negro e Solimões no Amazonas. A Marinha alerta o desabastecimento de combustível em algumas localidades situadas na Amazônia Ocidental e encalhes em bancos de areia e pedrais.
Segundo a Marinha, existe a possibilidade de naufrágios de embarcações por adernamento ou entrada de água durante o período. Recomenda-se que os Comandantes de embarcações e tripulações tomem os seguintes cuidados.
1) Redobrar a atenção ao navegar em trechos que, conhecidamente, já possuem bancos de areia ou pedrais, uma vez que, mesmo com a baixa do rio, a localização desses pontos pode ser desconhecida;
2) Não navegar à noite em trechos sabidamente críticos e de difícil navegabilidade;
3) Não permitir que tripulantes desabilitados conduzam a embarcação e, mesmo aqueles habilitados, que não naveguem em trechos onde não conheçam bem;
4) Trocar informações com as tripulações de outras embarcações que já passaram por trechos do rio cuja dificuldade de navegação é conhecida, de modo a verificar se existem outros fatores que possam comprometer a passagem de sua embarcação;
5) Saber qual é o calado (altura entre o nível da água e a parte externa mais baixa da embarcação) e a menor profundidade do trecho onde irá passar, de forma a verificar se será possível navegar com segurança (folga).
A Marinha informa ainda que os acidentes em embracações estão passíveis da conjunção de vários erros ou falhas, cabendo ao Comandante e à sua tripulação realizar todos os esforços para reduzí-los.
Para denunciar irregularidades, a população pode entrar em contanto com a Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental, pelo tel. 0800-280 7200 ou e-mail capitaniamanaus@cfaoc.mar.mil.com.br.
Com as informações, o site Portal Amazônia
Por Rodrigo Cintra