MODEC usará turbinas com compressor de injeção de CO2 na FPSO Cidade de São Paulo

0

A Mitsubishi Heavy Industries Compressor Corporation (MCO), uma subsidiária da Mitsubishi Heavy Industries, Ltd. (MHI), recebeu uma encomenda da Solar Turbines Incorporated U.S. para fabricar dois compressores de injeção de dióxido de carbono (CO2). Os compressores serão instalados na FPSO Cidade de São Paulo MV23, ex VLCC Radiant Jewel, que será construída pela MODEC e serão utilizados para a recuperar o CO2 oriundo da queima das turbinas a gás da FPSO Cidade de São Paulo e reinjetá-lo no reservatório para aumentar a recuperação de hidrocarbonetos.

VLCC Radiant Jewel – Futuro FPSO Cidade de São Paulo

A unidade, que processará petróleo e gás, será alocada no Bloco BM-S-9 (Guará)  na região do pré-sal, na Bacia de Santos. Este bloco está sob concessão a um consórcio formado pela Petrobras (45%), BG (30%) e Repsol (25%). Este é o primeiro pedido para equipamentos deste tipo feito à MCO. A entrega está programada para março de 2011.

Os compressores serão usados para re-injetar o CO2, que é separado e recuperado durante a produção de petróleo e gás no campo de petróleo, sem que eles escapem para a atmosfera. Os compressores do pedido possuem várias características especiais que permitem uma estrutura adequada para o uso off-shore onde o balanço (swell) e outras condições instáveis são corriqueiras.

Compressor de injeção de gás - Especialmente fabricado para operação offshore

Para o sistema de compressor de gás de injeção, a Solar vai fabricar as turbinas a gás e, depois, acoplar os compressores fornecidos pela MCO. O sistema de compressor, então, será completo, como um módulo, juntamente com outro equipamento, e instalado a bordo. A FPSO, que está programada para entrar em operação até o final de 2012, terá capacidade para produzir 120 mil barris de petróleo e 176,5 milhões de pés cúbicos de gás por dia. Sua capacidade de armazenamento será de 1,6 milhões de barris de petróleo.

por Rodrigo Cintra

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta