Noble Energy confirma projeto Tamar, em Israel

0

A Noble Energy sancionou o projeto Tamar de gás natural offshore, em Israel. Descoberto em 2009, o Tamar é operado pela Noble Energy e tem um total de recursos recuperáveis estimados em 8,4 trilhões de pés cúbicos de gás natural.

O desenvolvimento inicial de Tamar vai incluir cinco poços submarinos capazes de fluir 200-250 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural cada um. A produção será canalizada através de duas linhas de 16 polegadas para uma nova plataforma, que será construída ao lado da estrutura de Mari-B, já existente. A plataforma Tamar irá conectar-se ao gasoduto já existente de 30 polegadas que fornece gás natural à Ashdod, terminal em terra, com capacidade inicial de processamento de até 1 bilhão de pés cúbicos de gás natural por dia. A concepção do projeto com a Mari-B também prevê a injeção e retirada de gás do reservatório Mari-B. Além disso, este projeto vai permitir a expansão significativa do mercado de gás natural na região.

Charles Davidson

Charles D. Davidson, Presidente e CEO da Noble Energy, disse: “A Noble Energy continua a fazer um progresso notável na nossa programação de grandes projetos. Agora temos em andamento os principais projetos em cada uma das nossas principais áreas de atuação, permitindo que cresçamos significativamente e de maneira bem rápida. Tamar representa um importante projeto para nossa empresa, nossos parceiros e para o Estado de Israel. Garantir que somos capazes de atender às necessidades de curto e longo prazo do crescente mercado de gás em Israel, só fortalece o compromisso contínuo do Estado com o uso do gás natural como fonte de energia do futuro. “

O custo bruto para Tamar é estimado em US$ 3 bilhões (US$ 1,1 bilhões líquidos a Noble Energy). A maioria dos componentes-chave do projeto já foram contratados e a perfuração está programada para começar no início de 2011. A instalação do projeto está prevista para ser concluída, com início do comissionamento no quarto trimestre de 2012.


A Noble En
ergy opera Tamar sob licença da Matan, com 36 por cento de participação. Os outros sócios no projeto são: Isramco Negev 2 com 28,75 %, Delek Drilling, com 15,625 %, Avner Oil Exploration, com 15,625 % e Dor Gas Exploration com os restantes 4 %.

A Companhia também opera Mari-B com 47,059 % de participação. A Delek Drilling tem uma participação de 25,5 %, Avner Oil Exploration detém 23 % e Delek Investment tem 4,441 %.

Matéria publicada no site Rig Zone

Tradução livre feita por Rodrigo Cintra

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta