Navio derrama óleo no Porto da Praia Mole, no ES

0

No início da tarde desta quinta-feira (23) uma mancha de óleo cobriu parte da área do Porto de Praia Mole, na Serra, destinada a embarcação de produtos siderúrgico. O lançamento de óleo ao mar, supõe-se, foi feito por um navio. Já foram tomadas providências de contenção, como uso de manta absorvente e barreiras.

Técnicos do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) foram enviados ao local imediatamente após denúncia, por volta das 12h30. A fiscalização confirmou o incidente. A equipe de fiscalização, no entanto ainda não sabe que tipo de óleo agrediu esta parte do litoral capixaba. A mancha se concentra nas proximidades do navio Alexandros Theo. A Oceanus é a representante do armador no Brasil.

Alexandros Theo

A empresa foi intimada pelo Iema a fazer a contenção, a retirada e a destinação adequada ao resíduo. Também deverá apresentar um relatório detalhado com informações sobre a quantidade, o tipo de óleo e a causa do acidente. A Oceanus, salienta o Iema também será multada, mas o valor ainda não foi estipulado.

O óleo não se dispersou para além da área do porto. A empresa, frisou o Iema, “não comunicou o acidente aos órgão ambientais, conforme previsto em lei, o que agrava a penalidade”.

A Oceanus negou que tenha sido intimada pelo Iema para fazer a contenção, a retirada e a dar destinação adequada ao resíduo. “A empresa não foi intimada. O porto é o meio legal para fazer a contenção. Existe um plano de controle de vazamento de óleo para casos desse tipo”.

Com as informações, o site ES Hoje

Por Rodrigo Cintra

Deixe uma resposta