Titanic: Uma história mercante

0
654

O naufrágio do glorioso Titanic é uma rica página da história da Marinha Mercante mundial. O navio, de proporções gigantes para a época, protagonizou, entre outros fatos, a mudança da navegação a vela para a navegação a vapor.

Nesse interim, rola uma versão de que o Titanic afundou porque, no sistema de navegação antigo, a vela, girava-se a cana do leme para o lado contrário ao que se desejava ir ; e no sistema posterior, a vapor e no atual, a coisa funciona como um volante de automóvel. Teria então aquele verdadeiro empreendimento do mar, tripulado por oficiais mercantes que foram escolhidos a dedo, afundado por um único detalhe?

Prefiro continuar com a versão em que acredito, que é a da utilização de materiais de baixa qualidade na sua fabricação, visando, como sempre, o lucro e prejudicando a resistência.

O Titanic fez sua primeira e única viagem em 1912 e seu naufrágio matou 1517 pessoas.

A área onde os restos do Titanic estão foi reconstruída em 3DHD por uma equipe que pesquisa o fato. No site Expedition Titanic você tem acesso aos vídeos e vários textos. Uma verdadeira viagem ao passado da Marinha Mercante.

1 COMMENT

  1. Realemente o site é muito bom! E sobre as mudanças significativas que este acidente da navegação trouxe, a mais importante delas foi a criação da convenção SOLAS.

Deixe uma resposta