País deve exportar 1,5 mi de barris/dia de petróleo em 2015, diz Zimmermann

0

O Ministro das Minas e Energia, Márcio Zimmermann, declarou nesta segunda-feira, 27, que, com o avanço da exploração do pré-sal, o Brasil deve exportar 1,5 milhão de barris por dia de petróleo em 2015 e atingir 2 milhões de barris por dia em 2019. Zimmermann está em Narandiba (SP), onde participou da cerimônia de inauguração de uma usina termoelétrica movida à biomassa de cana-de-açúcar. “Com o pré-sal, o Brasil vai exportar muito petróleo, com valor agregado”, disse.

Zimmermann destacou ainda os avanços do etanol, cuja produção atinge 26 bilhões de litros por ano e afirmou que o combustível brasileiro é o mais competitivo do planeta. O ministro citou os investimentos do setor na modernização das unidades industriais para a produção de energia elétrica, com a utilização de caldeiras com o maior nível de pressão e da palha da cana.

O ministro afirmou ainda que o aumento da produtividade do setor foi uma demonstração de maturidade e ajudou na redução dos preços da energia. Zimmermann lembrou que os preços médios obtidos no último leilão de energia alternativa do governo federal foi de R$ 142 por MW. O preço, no entanto, gerou críticas do setor, e afastou usinas do leilão.

Com as informações, Gustavo Porto, da Agência Estado

Por Rodrigo Cintra

Deixe uma resposta