DNV vai periciar o BOP da Deepwater Horizon

2

O Blow Out Preventer (BOP) de 15,2 metros que estava sendo usado pela plataforma Deepwater Horizon, da Transocean, quando do incidente no Poço de Macondo, no Golfo do México, será submetido a testes em uma base da NASA, perto de Nova Orleans, declarou a Guarda Costeira dos hoje em seu site.

A Det Norske Veritas (DNV), Sociedade Classificadora da Noruega e que representa 130 nações, conduzirá a perícia e apresentará um relatório intercalar 35 dias após os testes começarem.

Os investigadores federais estão tentando determinar o que deu errado quando um surto de gases explosivos explodiu do poço em 20 de abril, como trabalhadores da BP, da Transocean, MI Swaco e prestadores de serviços procederam a bordo nas últimas horas antes do acidente. O desastre matou 11 trabalhadores da plataforma, afundou em águas profundas a plataforma Deepwater Horizon, da Transocean, e causou o vazamento de cerca de 4,9 milhões de barris de petróleo.

O BOP, fabricado pela Cameron International, deveria atuar cortando o fluxo de gás do poço antes da situação ficar fora de controle. As gavetas não conseguiram cortar e fechar, selando o tubo que liga o poço ao BOP, quando o pessoal do controle de Subsea percebeu que estava havendo uma ruptura, segundo informações de testemunhas.

BOP da Deepwater Horizon - alguns detalhes

A Guarda Costeira vem realizando audiências públicas desde maio, escutando sobreviventes, os diretores da BP e especialistas do meio acadêmico sobre o que pode ter levado à catástrofe. As datas das próximas audiências ainda não foram definidas ainda.

BOP da Deepwater Horizon

O Secretário do Interior, Kenneth Salazar, declarou no último dia 12 a suspensão da moratória sobre as operações de perfuração e exploração em águas profundas que iniciou-se no final de maio para avaliar as práticas de segurança a bordo de plataformas do Golfo.

Por Rodrigo Cintra

2 COMENTÁRIOS

  1. Rapaz mas esse BOP. está igual a Famosa Caixa Preta de um Avião. quando cai acidentado. é a primeira coisa que os Técnicos das companias Áerea Preocura p/ fazer a pericia, nessa Histórinha foram 11 Trabalhadores chefes de Familias mortos. até agora nem um Relatório Entregue…
    E já entramos no Ano de 2011 viu….

  2. Preciso de artigos ou trabalhos (para seminários acadêmicos) realizados na área petrolífera: referentes a acidente como o do golfo do méxico, entre outras…

Deixe uma resposta