Profissões do Mar – Engenheiro Naval

0

Com a descoberta do pré-sal e a retomada da Marinha Mercante brasileira, a indústria naval está funcionando com a máquina full, dando vida nova a um filão de empregos na área. Uma delas é a de Engenheiro Naval. Você já pensou nisso?

O engenheiro naval projeta a estrutura, os motores e os demais componentes de navios. Para isso, considera o uso a ser dado à embarcação, a quantidade de carga ou de passageiros a ser transportada, a distância a ser percorrida e o local de operação, se em rios, lagos, mares ou oceanos. Na construção, supervisiona os técnicos e os operários, verifica a qualidade da matéria-prima e os métodos de trabalho e acompanha toda a fabricação. Pode também gerenciar o transporte marítimo e fluvial, controlando o tráfego de embarcações e os serviços de comunicação. Outras áreas de atuação para esse profissional são lazer e esportes náuticos, a criação de animais marinhos e a exploração de recursos minerais do oceano, sobretudo o petróleo.

De acordo com o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de São Paulo – CREA-SP, a base salarial de um Engenheiro Naval para trabalhar durante seis horas diárias é de R$ 3060,00. O curso é de nível superior e é composto de uma formação básica de dois anos mais uma formação específica de três anos.

Por Marcus Lotfi

Deixe uma resposta