Abalroamento entre embarcações deixa vários desaparecidos na Holanda

0

Um ferry boat abalroou um cargueiro alemão nesta sexta-feira, nas proximidades de Amesterdã. O acidente deixou várias pessoas desaparecidas. As autoridades holandesas desconhecem ainda o número.

O sinistro aconteceu  no canal Amsterdam Rynkanaal, na altura das localidades Nieuwer-Ter-Aa e Breukelen, entre Amsterdã e Utrecht.

As equipes de resgate estão usando helicópteros e um equipamento de sonar para procurar vítimas. Ninguém ainda foi retirado da água. O Comandante do ferry ainda está desaparecido e a empresa que opera o barco já declarou sua preocupação de que ele pode não ter sobrevivido. As autoridades acham que ele era a única pessoa a bordo do ferry. O período de férias escolares de Outono fez com que não houvesse alunos nesta embarcação, que costuma ser utilizada pelos jovens. O meio serve de transporte a passageiros com bicicletas entre os canais da cidade.

Acidente parou o tráfego aquaviário no Canal

A causa do acidente ainda não é conhecida. O capitão do cargueiro alemão  e um outro tripulante estão sendo interrogados pela Polícia local. O teste para álcool deu negativo.

O ferry ficou emborcado no canal, uma cena bem forte para os curiosos.

O canal, que possui 72 km de extensão, liga Lisboa a ao Rio Reno, sendo uma das principais artérias do transporte marítimo europeu, tem uma corrente muito forte e cerca de 100 metros de largura.

As equipes de resgate continuam procurando por sobreviventes

O acidente interrompeu o tráfego no canal e cerca de vinte embarcações estão paralisadas, esperando a liberação pelas Autoridades locais. Não foi divulgada de imediato quando o canal seria reaberto.

Veja o vídeo:

O acidente ocorreu por volta das 7 da manhã (horário local – 3 h de Brasília), 30 km ao sul de Amsterdã.

Por Rodrigo Cintra

 

Deixe uma resposta