Unesp – Fórum promove cooperação internacional em ciências do mar

0

A Universidade realizará, na segunda (25/10) e na terça-feira, o II Fórum Internacional de Ciência Oceânica – “Cooperação internacional entre instituições francesas e a Unesp”. O evento também abordará pesquisas que contribuam para a implantação do Instituto de Estudos Avançados do Mar- Um Olhar para o Pré-Sal. Com inscrições encerradas em 15 de outubro, o encontro é promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e pela Assessoria de Relações Externas, ambas da Universidade. Em março, o I Fórum discutiu projetos de pesquisadores de Brasil, Alemanha, França e Holanda.

Na ocasião, foi anunciada a implantação do instituto. “A idéia é formar massa crítica com atuação diferenciada em Ciências do Mar”, afirma a pró-reitora de Pesquisa, Maria José Soares Mendes Giannini.

Apesar do grande potencial da costa brasileira, a pesquisa em biologia marinha e ecologia ambiental ainda carece de estudos, como explica a pró-reitora. “A parceria com grupos renomados na área será de suma importância para o fortalecimento do instituto.”

Na segunda-feira, serão realizadas quinze palestras, ministradas por pesquisadores de universidades francesas e brasileiras da área de biologia marinha e ecologia ambiental. Na terça-feira, os participantes visitarão o local onde foi colocada a pedra fundamental da futura instalação do instituto, em São Vicente, no litoral paulista.

Integram o grupo dos convidados internacionais Bernard Kloareg, diretor de pesquisa da área de biologia marinha do Centro Nacional da Pesquisa Científica (CNRS), da França; Anne Corval, diretora de pesquisa do CNRS da Guiana Francesa; Karine Olu, pesquisadora do Departamento de Estudos dos Ecossistemas do Laboratório do Ambiente Profundo (DEEP-LEP) e Coralie Botton, presidente de Relações Internacionais do Instituto Ecologia e Ambiente (INEE), ambos sediados na França. Do Brasil, participarão pesquisadores da Unesp, da USP e do Instituto de Botânica, da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

Internacionalização

A Pró-Reitoria de Pesquisa e a Assessoria de Relações Externas da Universidade organizaram este ano diversas atividades no âmbito do Ano da Internacionalização da Pesquisa na Unesp. Em 2010, foram realizados vários workshops internacionais e visitas a grupos de pesquisa de universidades estrangeiras. “O objetivo é propiciar a interlocução entre os pesquisadores da Unesp e os grupos de pesquisa de reconhecido saber em áreas estratégicas da agenda nacional”, afirma a pró-reitora de pesquisa. Essas atividades fazem parte do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Unesp.

Por Rodrigo Cintra

Deixe uma resposta