Investidores correm para o Brasil com dinheiro na mão!!!

0

A indústria petrolífera tem alavancado a economia brasileira. Vocês querem saber o que pensa o mundo a respeito do crescimento econômico brasileiro? Leiam este artigo publicado na Imprensa Internacional.

Imagine uma vasta nação com 196 milhões de habitantes, auto-suficiente em Petróleo, com um mercado estabelecido com a china para seus minérios e uma classe média que foi acessada por mais 20 milhões de pessoas em menos de uma década.

Vinte milhões de pessoas saíram da zona de pobreza desde que Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito presidente do Brasil da zona de pobreza e a classe dos trabalhadores abocanhou uma parte do poder.
Vinte milhões de novos consumidores em busca de casas, roupas, serviços, etc. Não é de se surpreender que investidores do mundo inteiro estão correndo, com dinheiros em mãos, para o Brasil.

O forte crescimento do Brasil, relativamente alto justifica a corrida por “dinheiro quente” – termo usado no Mercado de ações que significa capital especulativo – tem feito o “Real” brasileiro uma das moedas mais fortes no mundo, desde o final de 2008. E o resultado: em qual outro lugar você conseguiria um rendimento de 11 por cento investindo em valorização de moedas ?

Para acalmar os ânimos, o governo aumento as taxas sobre investimento estrangeiros, e tem tomado diversas medidas para conter qualquer crescimento desordenado.

Nos anos 90 o Brasil foi afligido por uma inflação de 1000 por cento ao ano e afundava com os gastos do governo. Quando Fernando Henrique Cardoso, um economista, se tornou Presidente, ele aumento os impostos, cortou gastos públicos, deixou o desemprego aumentar, dentre outras medidas que controlaram a inflação, cujo índice foi mantido em 4,7%, pouco acima da meta do governo, que era de 4,5%.

Aproximadamente uma década atrás, investidores do mercado emergente voltaram atenção para o Brasil para suas estatais de petróleo, telefonia , a grande mineradora Vale, dentre outras estatais. Hoje esse atrativo é o mercado doméstico, de acordo com investidores internacionais.

“È uma expansão das oportunidades de investimento” segundo Robert von Rekowsky, vice-presidente e gerente de carteira do Fundo de Fidelidade dos Mercados Emergente.

“Viemos da Petrobras e Vale para outras companhias tais como bancos, serviços financeiros, companhias de cartão de crédito, companhias de educação, construtoras dentre outras companhias” disse o Sr. Von Rekowsky . “è um mercado mais balanceado com diversas empresas para serem analisadas.

Junto com as vastas reservas de petróleo desse país, mais oportunidades surgem com os investimentos contínuos em infraestrutura.

“Operações portuárias, companhias de logística, ferroviárias também certamente irão se tornar oportunidades atrativas de investimento” segundo Tim Morris, Gerente da carteira de clientes do Fundo da Classe de Mercados Emergentes Universal Mackenzie.

Thomas Pinto Basto, gerente da carteira dos associados do Fundo da Classe de Mercados Emergentes AGF, concorda.  Discrepâncias no sistema de transporte a ser resolvido, que é o por quê a AGF gosta da America Latina Logistica, uma empresa ferroviária. “È a Canadian Pacific Brasileira, ou CN” diz ele.

A riqueza  do Brasil em petróleo continuará a alimentar a economia doméstica, observam os investidores, que é bom para consolidar os consumidores e atrair companhias descrentes.

Nessa linha se encontra a varejista favorita da AGF, Lojas Renner, uma loja de departamento que pertence a JC Penney. “A gerência tem um bom plano em execução, uma boa abrangência, e eles são bons em criarem demanda.

Sr. Von Rekowsky também simpatiza com as Lojas Renner. “Eles estiveram na nossa carteira de investimentos por um tempo e se sairam muito bem” Do lado Politico, o País aparenta estar em transição sem nenhuma turbulência no mercado, notaram os investidores. O segundo turno das eleições acontecerá no final do mês.

Apesar disso, tanto sucesso pode acarretar num aumento descontrolado nos preços. A Inflação “definitivamente se tornou um monstro no guarda roupa Brasileiro, historicamente”, Observa o Sr.Pinto bastos A Gigante economia Chinesa também se avulta diante do future brasileiro. “Não se pode falar do Brasil desconsiderando suas relações atuais com a China” diz Sr Rekowisky. O Brasil se beneficia duplamente na demanda chinesa nos preços das commodities e na linha de exportação.

“È um ótimo pano de fundo. Alto preço nas commodities, reforçando Brasil e Rússia e permitindo que as taxas de juros caiam, alavancando a economia doméstica,”diz ele.

Dada toda atenção que o Brasil está tendo, não é surpresa que investidores estão achando um pouco caro. O Ganho no ìndice Bovespa está previsto para cerca de 15.5 ao longo de um ano, ele diz .“É relativamente caro para um mercado emergente.”

Uma concepção errada sobre mercados emergente como o Brasil é que suas companhias tenham “Equipes de gerenciamento emergentes”.Sr. Pinto Bastos diz : “Longe disso.”

Gerentes de sucesso em Companhias Brasileiras estão entre os mais experientes e sofisticados do mundo por que viveram e sobreviveram na hiperinflação das décadas de 80 e 90.
“Eles entendem que o custo do capital, são inovadores, flexíveis e tomam desafios como oportunidades” diz ele – oportunidades nas quais investidores mundo afora estão cada vez mais interessados em participar.

Por Felipe Vasconcelos

Deixe uma resposta