Petrobras terá nova unidade de gás no Espírito Santo

0

 

A Petrobras inaugura hoje (26/10) a Unidade de Tratamento de Gás (UTG) Sul Capixaba, no município de Anchieta, a cerca de 80 quilômetros de Vitória. O projeto vai viabilizar o fornecimento do gás produzido no Parque das Baleias (campos de petróleo localizado ao norte da Bacia de Campos, no litoral do Espírito Santo) para o mercado nacional, segundo a empresa.

A UTG Sul Capixaba recebe, por enquanto, o gás produzido pelo navio plataforma FPSO Capixaba, que produz óleo e gás associado do campo de Cachalote e do poço 6-BFR-1-ESS, ligado ao reservatório do pré-sal do campo de Baleia Franca. Agora, o gás desses dois campos, que era utilizado somente nos processos de produção do FPSO Capixaba passará a ser disponibilizado para o mercado consumidor. A UTG Sul Capixaba está interligada ao Gasoduto Sudeste-Nordeste (Gasene) por um gasoduto de 10 quilômetros de extensão. Ele permite o abastecimento do mercado local e do nacional.

A UTG Sul Capixaba integra o Plano Nacional de Antecipação da Produção de Gás (Plangás) e tem capacidade nominal para processar diariamente até 2,5 milhões de metros cúbicos de gás, segundo a Petrobras. Até o final do ano a unidade deverá processar, em média, 1,5 milhão de metros cúbicos de gás por dia. Sua capacidade nominal máxima será atingida quando as plataformas FPSO Capixaba e P-57 – que entrará em operação em 2010, ligada ao reservatório pós-sal do campo de Jubarte – atingirem o pico de produção.

Clipping direto da Portogente

Por Marcus Lotfi

Deixe uma resposta