Eike declara – OGX fez tudo dentro da Lei

0

A companhia do setor de petróleo e gás de Eike Batista, OGX, afirmou no blog do empresário nesta terça-feira (26) que não houve ilegalidades na participação da empresa no leilão da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), conforme informação utilizada pela campanha do candidato à presidência pelo PSDB, José Serra.

A OGX informou no blog do empresário que adquiriu 21 blocos de exploração por meio de leilão da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), realizado em 2007. Esse procedimento, segundo a OGX, “absolutamente transparente e que pode ser acompanhado por qualquer interessado, é realizado pela Agência desde 1999 e permitiu o desenvolvimento acelerado da indústria de petróleo no Brasil”.

A OGX ainda disse que participou da 9ª rodada de licitações da ANP ao lado de outras 42 empresas nacionais e estrangeiras também inscritas no leilão, e que pagou à União R$ 1,4 bilhão pelo direito de exploração desses blocos.

Ainda na nota publicada no blog, a OGX menciona que foram retirados pela ANP os 41 blocos avaliados como parte da área que se batizou de pré-sal. E “por esse motivo, a OGX adquiriu 21 blocos exploratórios predominantemente em águas rasas, que na ocasião foram avaliados como de pequeno potencial pelo mercado. Apesar dessa avaliação, a empresa conseguiu demonstrar a qualidade do seu portfólio através de levantamento de dados sísmicos em 3D e de perfuração, tendo encontrado entre 2,6 e 5,5 bilhões de barris nos 7 primeiros poços, graças à vasta experiência e conhecimento técnico de sua equipe”. A OGX também ressaltou ser uma empresa brasileira, que emprega seis mil pessoas e gera impostos e atividade econômica.

Na propaganda, a campanha tucana questiona a presidenciável Dilma Rousseff (PT) sobre os leilões de poços de petróleo, fazendo referências a uma nova forma de privatização. Nesse vídeo, a OGX é citada, como uma das empresas beneficiadas pelos leilões.

Com as informações – Terra

Por Rodrigo Cintra

Deixe uma resposta