Zen Hua 23 chegou com os novos portêineres do Tecon de Rio Grande

0

O navio Zhen Hua 23 atracou no cais do Tecon, no Superporto do Rio Grande, no final da manhã de  ontem, dia 27, trazendo a bordo as mais novas aquisições do terminal para movimentações de contêineres. Os equipamentos são dois guindastes de grande porte – Ship to Shore (STS) tipo Super Post Panamax, de 67 metros de altura cada, e quatro Rubber Tyred Gantries (RTG), menores, fabricados pela empresa chinesa ZPMC.

Os equipamentos foram transportados até o Porto do Rio Grande praticamente montados. Conforme o diretor de operações do Tecon Rio Grande S/A, Romildo Bondan, após o desembarque dos guindastes será preciso fazer pequenos ajustes e testes antes de eles serem colocados em operação. Os STSs, usados para movimentação de contêineres no cais para carga e descarga de navios, têm capacidade de 50 toneladas, podendo alcançar até a largura de 22 contêineres nas embarcações. São os maiores em atividade.

Equipamentos foram transportados praticamente montados

Já os RTGs, utilizados para movimentação de contêineres no pátio, tem capacidade de 40 toneladas e podem operar seis unidades mais uma de altura e sete mais uma de largura. O Tecon investiu US$ 20 milhões na compra dos seis equipamentos. O desembarque dos guindastes se inicia na tarde desta quinta-feira. Os dois guindastes Ship to Shore serão transferidos do navio para o cais através de trilhos. Os preparativos para o desembarque, considerando que os equipamentos são soldados no navio para o transporte, se iniciariam ainda hoje.

Romildo Boldan relatou que esses investimentos são para manter o plano de modernização do terminal e acompanhar a demanda e a necessidade de atender aos novos navios que estão chegando. Atualmente, os maiores navios que operam no terminal são para cinco mil contêineres. No próximo ano, o Tecon deve receber navios para sete mil unidades.

Com as informações – Jornal Agora

Por Rodrigo Cintra

Deixe uma resposta