Ministro dos Portos toma posse hoje às 17 horas

0
347

O novo Chefe da Secretaria de Portos da Presidência da República, José Leônidas Cristino, que tem status de Ministro, toma posse nesta segunda-feira, às 17 horas, em Brasília. A solenidade será realizada no auditória da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Cristino, que deixa o cargo de prefeito da cidade de Sobral, no Ceará, vem recebendo, nos últimos dez dias, informações sobre a situação atual dos portos brasileiros e os projetos futuros. Para se inteirar dos assuntos portuários, e principalmente de números, ele recebeu um caderno com dados da Secretaria sobre os investimentos que estão sendo realizados no setor. A Tribuna On-line apurou que sua leitura atual, inclusive, é o livro escrito pelo antecessor, Pedro Brito, em que relata as transformações nos portos brasileiros e os desafios para o futuro.

Engenheiro Civil especialista em rodovias, Cristino chega com grandes desafios pela frente. O setor cobra a continuação dos investimentos, que permaneceram estagnados por décadas, mas começaram a ser recuperados nos últimos anos. Pedro Brito, que deixa o cargo e é cotado para a presidência do Banco do Nordeste, foi responsável por implantar projetos considerados tabus no setor. Um deles é o aprofundamento do canal de navegação do Porto de Santos, que deverá ser finalizado no primeiro semestre do ano que vem.

Leônidas Cristino deverá usar sua experiência para tocar um outro projeto importante para Santos: a construção da Avenida Perimetral da Margem Esquerda. Os acertos foram feitos por Brito diretamente com a prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito. A obra custará R$ 72 milhões, segundo a Codesp, montante garantido pela primeira versão do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O início dos trabalhos está previsto para os próximos três meses.

Com as informações – A Tribuna

Por Rodrigo Cintra

Deixe uma resposta