Explosão de refinaria na China deixa 30 feridos

0
298

A explosão aconteceu por volta das nove horas de ontem, dia 19, e provocou um incêndio na refinaria na cidade de Fushun, na província de Liaoning, informou um porta-voz do Departamento de Publicidade da Secretaria Municipal de Fushun. Houve destruição num raio de 100  metros, deixando 30 trabalhadores feridos.

Trabalhadores foram feridos por estilhaços de vidros e outros detritos, disse um oficial de sobrenome Wang, do Centro de Informações da Companhia Petroquímica Fushun. Todos os feridos foram levados para o hospital e mais só ficaram levemente feridas e nenhuma fatalidade foi relatada até agora.

Os Bombeiros controlaram o incêndio no n º 2 da planta Fushun Petrochemical Company, uma subsidiária da China National Petroleum Corporation.

A explosão ocorreu na unidade de craqueamento catalítico, parte de uma linha de produção automatizada. Espessa fumaça pairava sobre a refinaria, chegando a escurecer o céu, disseram testemunhas.

“Eu corri para fora e vi as chamas de vários metros de altura vindo da planta da refinaria”, disse uma testemunha. “Como poucas pessoas estavam na planta e na Sala de Controle tinha instalações à prova de explosão, pode haver alguns acidentes graves.”

O Governo Municipal iniciou um plano de resposta ao incidente. A causa da explosão está sob investigação.

A Fushun Petrochemical Company, com ativos totais de 20,9 bilhões de yuans (US$ 3,2 bilhões), tem uma capacidade de processamento de petróleo bruto de 10 milhões de toneladas anuais.

Esa não é aprimeira explosão nesta refinaria. Ano passado, no dia 7 de setembro, aconteceu uma explosão na planta n º 3, sem vítimas e o fogo foi apagado em cerca de uma hora.

Por Rodrigo Cintra

Deixe uma resposta