Enxurrada de vagas na Indústria Naval

60

Um dos principais polos da indústria naval brasileira, o Estado do Rio se prepara para uma nova expansão do setor. De acordo com a Secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, nos próximos dois anos, serão geradas 10.300 vagas em cinco estaleiros na capital, na Região Metropolitana e em cidades do interior.

O Secretário da Pasta, Julio Bueno, destaca que o pré-sal será o grande criador de novas vagas no setor e que muitas embarcações precisarão ser construídas para atender à demanda.

— Estamos falando de mais de R$ 1,2 bilhão de investimento em estaleiros novos, em fase de construção ou renovação das instalações. Com o pré-sal, aumentará a necessidade de navios e de mão de obra para construí-los.

De acordo com Bueno, para a área em expansão, as principais funções serão engenheiro naval, técnico naval, mecânico, eletricista, instrumentista, técnico de tubulação, pintor, soldador, riscador, montador de andaime e alpinista industrial. Já no setor náutico, a maioria das oportunidades deve ser para laminador de fibra, carpinteiro, marceneiro, mecânico, pintor, eletricista e engenheiro naval.

Com o momento positivo do setor, o secretário afirma que é preciso investir em qualificação para não perder as oportunidades. Segundo ele, o primeiro estaleiro a iniciar o processo de contratações é o Aliança, em Niterói, que vai construir uma nova unidade em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, com previsão de inauguração para maio:

— Ninguém está mais preparado do que o Rio. A nossa é a indústria naval mais tradicional do Brasil, mas vamos precisar de mais mão de obra qualificada do que temos atualmente para preencher essas vagas. Essa é a hora de procurar cursos e se preparar.

De acordo com a previsão da secretaria, além do Estaleiro Aliança, o Alusa/Galvão, em Campos dos Goytacazes, o Inhaúma, no Porto do Rio, o Beneteau, em Santa Cruz, e o Intermarine, em Angra dos Reis, terão vagas.

Oportunidades

A previsão do governo estadual é que o estaleiro Aliança abra 1.500 vagas; o Alusa/Galvão, três mil; o Inhaúma, cinco mil; o Beneteau, 600; e o Intermarine, que seria responsável pela montagem de peças para os navios, 200 chances.

Candidatura

Com vagas abertas para diversas funções como encanador, soldador, montador de estruturas navais, pintor, maçariqueiro, o Estaleiro Aliança está recebendo currículos. A maioria dos profissionais deve atuar no novo estaleiro, em São Gonçalo. A expectativa é que sejam construídas 120 embarcações. Os interessados devem mandar e-mail para estaleiroalianca@estaleiroalianca.com.br.

Com as informações – Extra

Por Rodrigo Cintra

60 COMENTÁRIO

  1. Acabo de acessa esse site e gostei do que vi.Bem atualizado(na verdade sou eu que estou desatualizado),com informacoes bastante diretas.estarei mais por aki, pricipalmente se conseguir um emprego,pois minha regiao e muito fraca de oportunidades.

    • ola so um proficional nessa aria metalurgica,soldo mig,tig.elet solda leve,pesada e acabamento.
      gostaria muito de fazer parte dessa equipe de gigantes.
      obrigado.

  2. Ola,bom dia a todos me formei em soldador tig pela escola Poli Arte, e soldador mig mag pela escola ABS soldas…e estou tenando me colocar nessa area pois gosto da solda…mesmo com aquecimento naval nao esta tao facil assim em toda porta que eu bato pedem experiencia…mesmo sendo qualificado…mas continuarei ate conseguir…bom dia a todos.

  3. bom dia,fiz um curso de eletrodo revestido ano passado pela Poli Arte e comclui este ano o curso de MIGMAG pela Escola Edson e gostaria muito de atuar na area pois me indentifiquei muito com a solda mas todos os lugares que procuro pede experiência oque devo fazer se eu não tenho experiência.

  4. OI BOM DIA SOU ELETRECISTA JA TRABALHEI NO ESTALEIRO EISA.MAUA E OUTRAS EMPRESAS TERCELIZADS GOSTARIA MUITO DE VAGAS DE ELETRICA MEU NOME MARCIO ALEXANDRE MASIEO LEAL
    MEU TEL 99292231OU 88192490 OU 37116600

  5. Me formei em Soldagem Oxiacetilênica, brasagem, corte e corte plamas no CVT SOLDA FAETEC e também em Soldagem Mig Mag no Senai, todos os 2 cursos concluidos em 2011 e procuro empreo na area

  6. joao claudio estou terminando o curso de soldador pelo senai gostaria de trabalhar na area o curso que estou terminando é sodagem com eletrodo revestido, mig, mag, tig e oxiacetileno.

  7. Bom dia … meu nome e Patrick E. De oliveira
    eu tenho formação no curso de montador de estruras navais pelo SENAI nitéroi, tenho pratica com eletrodo resvestido, corte de maçarico e estou procrurando emprego na área de trabalho…

  8. ola boa dia..meu nome éPedro Júnior de Oliveira,e estou matriculado para o curso de Tecnico de Construção Naval,pelo Senai-Itajai/SC,porem já tenho 50 anos,mas de muita saúde e boas práticas esportivas,pergunto: quais minhas chances daqui a dois anos,quando eu acabar o curso.obrigado

  9. Eu tenho 47 anos sou de Rio das Ostras ao aldo de Macaé, quando aqui cheguei ha 10 anos atras a industria do óleo ja estava aquecida,eu porém tinha apenas o ingles para me colocar nesse mercado insurgente, me qualifiquei como radio operador bilingue GMDSS com HUET ,SALVATAGE,CBSP,CNS 014 , ENFIM…..NO ENTANTO NÃO VEJO AS VAGAS AQUI EM MACAÉ…ELAS EVAPORAM, SEI QUE NÃO SE TRATA DA MESMA AREA EM QUESTÃO POIS SOU MARITIMO E O TEXTO SE REFERE A INDUSTRIA NAVAL.
    EXISTE MUITA POLITICAGEM E NÃO É BEM ASSIM, DE CHEGAR QUALIFICADO E TRABALHAR, AINDA VIVEMOS O CORONELISMO, SÓ QUE AGORA NAS EMPRESAS OFFSHORE E INDUSTRIAS DO SETOR DE ÓLEO E NAVAL.

  10. Oi, meu nome e andre luiz me formeii em solda mig msg ,pintor industrial e pintor de airless mas nao tenho experiencia gostaria muito de trabalhar na area tenho boa qualificacao o q devo fazer

  11. Sou soldador a mais de dez anos e espero um dia poder fazer parte de ste grupo de trabalho.Moro em piracicaba e tenho total disponibilidade de realizar viagens.

  12. sou soldador mig e elétrica com mais de 7 anos de experiencia comprovada. e gostaria muito de me candidatar em uma vaga disponível na minha área. como devo fazer?

  13. tenho formação tècnica, curso de inspetor de solda N1 e jà atuei como soldador e atualmente trabalho como encarregado de solda. gostaria de fazer parte da contrução naval,tem vagas nesta area.

  14. olá,tudo bem sou formado no senai no curso de solda tig,mig,mag,leitura e interpretação de desenho,metrologia,5S,também tenho curso de informática avançada,e no escritório,curso inglês á dois anos,estou a procura de uma vaga na industria naval,disponível para viagen agradeço a oportunidade. email: lopaulojo@yahoo.com.br

  15. Boa tarde, meu nome é Márcia Gomes de Abreu, gostaria muito de ingressar neste ramo de estaleiros, fiz um curso de petróleo e gás, curso de informática , tenho experiência como aux. administrativo se houver alguma oportunidade eu agradeço

  16. Boa noite, sou Gilcimar Silva, estou a procura de uma oportunidade na area Naval. sou Téc em Estrutura Naval , Riscador Naval e Insp. Tec. Segurança (exercido em prestacao de serviço a BR “BUNKER”).possuo bom conhecimento e gostaria de uma oportunidade, em qualquer area a cima ou outra que eu possa me desenvolver e crescer profissionalmente.
    obrigado. (gilsilva@mail.com)

    • SIDENI 14/12/2011
      Olá, meu nome é Sideni da silva martíns, sou pintor industrial,
      qualificado pelo SENAI, mais curso de salvatagem, e tenho uma boa
      experiençia na área de tintas marítima, a 12 anos na função.

      • atempo que venho tentando um emprego na área naval de soldador pela net mas o que só recebo no meu e-mail são coisas que não me levam a nada!

  17. Gostei muito dos novos envestimentos do governo na area naval,novas vagas de emprego,gostaria muito de ter uma oportunidade,nessa area,crescer profissionalmente,novos desafios.

  18. O que eu vejo e muita especulacao em torno na falta de mao de obra qualificada ,quando aparece alguel falta esperiencia a velha desculpa ,tem que. Ter quem indique ou seja “kei”ai e dificil encontrar profissionais. Se os que tem esperiencia ficam de fora, sdou mecanico industrial,na ninha area tem muita gente que. Serviria para. Formar muitos profissiona,que so um certificado nao e suficiente para se comecar na area mecanica ….

  19. Gostaria muito de trabalhar na indústria naval, sou caldeireiro há 28 anos sou formado pelo Senai, tenho 56 anos e muita saúde e disposição e posso viajar ou me mudar.

  20. SOU SOLDADOR MIG MAG TUBULAR AE ARCO SUBMERSO TENHO COLHECIMENTO EM LP TRABALHO COM PONTE ROLANTE TENHO O CURSO DE PONTEIRO SOU CARVOEIRO GRAFITEIRO SOLDEI MUITAS TUBINAS PELA VOITH E MUITAS CALDEIRAS PELA CBC RAIOX EUTRASOM GOSTARIA DE TER UMA OPORTUNIDADE DE SOLDAR UNS NAIOS ACLHO LINDO QUANDO ELES VÃO PARA AGUA É LINDO OBRIGADO PELA OPORTUNIDADE DE PODER ME ESPRESAR

  21. sou marceneiro trabalhei na antiga e glandiosa inconav onde hoje funciona dois estaleiros ,situado no final da ilha da conceição, tive experiencia tanto na oficina quanto á bordo ,espero fazer parte de uma nova equipe do ALIANÇA .obrigado

  22. sou encanador industrial onde trabalhei no Consocio Mendes Júnior MPE SOG onde tive uma ótima experiencia profissional e onde pretendo fazer parte de outra grande empresa

  23. bom dia,gostaria muito de fazer parte dessa equipe,tenho curso de SOLDA ELETRODO REVESTIDO, ESMERILHADOR,quero muito tafer parte dessa equipe.

  24. bom dia meu nome é Taize,terminei um curso de mig mag em novembro do ano passado,gostaria muito de ingressar neste ramo de trabalho,pois me identifiquei muito com a solda,.desde já agradeço sua resposta…

  25. BOA TARDE AMIGOS { A } QUEM FALA E JEFFERSON FERNANDES CARDOSO FIZ CURSO NA INSTITUIÇAÕ ABS TECNOLOGIA EM SOLDA MIG MAG 1G A 6G LIXADOR / ESMERILHAR QUERRIA CONCORE A UMA VAGA NA ARIA DE SOLDA MAS SENPRE ELE PEDEM EXPERIENCIA NA ARIA NO MINIMO 2 ANOS COMO EU VOU TER EXPERIECIA NA ARIA SE ELES NAO DER UMA OPORTUNIDADE PRA MIM E PARA TODUS QUE SÓ TEM O CORSU QUERIA QUE TODAS PESSOAS QUE POSSAN DA ESTA O PORTUNIDADE REPENSASEM NISTO AQUARDO UMA RESPOSTA….

  26. boa tader amigos (a)quem fala e maycom de ornellas
    Eu estou em busca da primeira opotunidade de enprego.
    Eu queria concores a uma vaga de enprego
    gostaria der uma orpodunidade espesialmente na ária tigre ou en gouquer vaga disponivil tanbem.
    meu ituito e greser na enpresa profissonalmente.
    muinto obrigado!
    eu aguardo uma resposta..

  27. ola meu nome é adriano estou a procura de um emprego estou desempregado e pretendo me candidatar nessa asentuada empresa tenho curso de solda especializado. eu queria concorrer a uma vaga de emprego na area soldador tig aceito tambem viajar pra fora muito obrigado! estou lhe esperando por uma resposta.

  28. meu nome e gilson mello tenho 15 anos de esperiencia como soldador mig mag arame tubular tenho 2 cursos de solda na aria de refinarias tenho 39 anos moro en curitiba estou desponivel para o mercado de trabalho tenho curso de dezenho medicao metrologia riggr sinalizador e montador de estrutura metalica e tequinicoen mecanica

  29. Hola pretendo concorrer a uma vaga na empresa,eu so formado como Técnico em Construção & Manuteção Naval e Industrial,com experiencia por mais de dez anos em la industria(Vale,Arcelor,Sanmarco,e estaleiro de grande porte como Curação Dry& Drock)atuando na função de Caldeireiro Encanador Montador.Com idiomas (espanhol fluente e inglês bàsico pra navegação).E outros cursos quero ser parte de essa equipe.

  30. Olá bom dia! fiz cursos de solda de inpensão, mig-mag, eletrodo revestodo e tig, só que pra conseguir um emprego está difícil pois pedem experiência, estou ha mais de um ano proucurando emprego nessa área e até agora não conseguir, peço para que as empresas abra portas para nós entrarmos sem experiência pois necessitamos trabalhar tambèm, obrigada pela atênção.

  31. Sou caldeireiro encanador,ensino medio completo,curso tecnico traçagem de calderaria,leitura e interpretação de desenho mecanico,tenho desejo de uma vaga de emprego pois desejo trabalhar nessa conceituada empresa,1 ano e meio de experiencia em fabricações e montagens.

  32. sou paulo roberto marceneiro trabalho com moveis em madeira e em mdf e conpensado .ensino medio conpleto esperu uma oportunidade

  33. Boa noite! sou Fabio de abreu, sou soldador mig mag e acabei de terminar o curso e Inspetor de solda N1, gostaria como devo enviar meu currículo para essa oportunidade. desde já agradeço.

  34. Sou formado em solda e tenho os cursos de eletrodo, mig/mag,tig. Gostaria de enviar meu curriculo para essa conceituada empresa desde ja agradeço.
    Rony Marques de Oliveira.

  35. esto no segundo periodo do curso tecnico metalurgia , trabalho a 4 anos com solda mig e 3 como mecanico montador ; pretendo trabalhar na area naval em 2013 , qual a possibilidade de de conseguir este emprego ??

  36. BOM dia meu nome é gelson luiz barros me formei no senai em eletrodo revestido,mig-mag-3g e nunca trabalhei na função só trabalhei numa empresa dentro do antigo estaleiro sermetal.no caju.chamada; bric brazilian intermodal complex SA.

    GELSON LUIZ BARROS> 11/04/2012.

  37. sou do amazonas, estou concluindo o curso tecnico naval a primeira turma do amazonas quem sabe da regiao norte e quero começar atuar na minha area, tem experiencia em produçao.

  38. ola sou baiano,trabalho como montador e soldador,no rio grande do sul,tenho varios cursos nessa ária e uma boa pratica na solda tig,mig mag,tambem trabalhe 4 anos com eletrodos revestidos mas já tou a 2 anos sem ezesita-lo,gostaria muito de trabalha no ramo naval. manoel anselmo

  39. Ola, Sou Leandro, de Rio Grande-RS, estou procurando vaga para emprego na area de Proteção Radiológica e Radiografia Industrial, podendo atual como Auxiliar de Radiografia ou Operador Estagiario. Tenho disponibilidade para trabalhar em qualquer parte do Brasil ou Exterior.

  40. ola !! me chamo claudio sou soldador mig tenho esperiencia com soldagem e montagens tenho grande enterece de estar entrando nessa empressa agradesso muito se ouvesse uma vaga ai pra mim tenho disponibilidade de horario e varias outras coisas mas
    muito obrigado!!

  41. ola sou anthony carlos de angra dos reis ,trabalho na keppel fels brasil,de montador ,porem nao tenho oportunidade ,em umas das areas que me formei tecnico, estou a procura de empresa que me de oportunidade ,de tecnico de automaçao,segurança do trabalho.

  42. Bom dia, gostei do que estava no site,tenho experiencia nos processos,gmaw ,fcaw,smaw, gtaw.sempre trabalhei na areá da Petrobras,gostaria de conhecer novas áreas.tenho cursos de letura e interpretação de desenho,analises dos processos de soldagem e ações corretivas ;pela ACC INSPEÇÕES TÉCNICAS. E SIMBOLOGIA SOLDAGEM;
    moro na região belo horizonte.

    grat;

  43. Esse navio ai na foto é ddo PETROLEO VENEZUELANO, feito no eisa, mas infelizmente o navio encontra-se no cais, jogado com outro navio da frota entregue aos peixes que mariscam no fundo dos mesmo, uma pena uma ganancia de pegar 10 navios para fazer ter feito apenas um i não ter entregue nem o unico que fez, infelizmente tenho um pouco da minha mão de obra nesse navio ( EI- 494 PDVSA ) Ei = Eisa ! Lamentavel o abandono do Engenheiro MaNoel Ribeiro das instalações EISa, pois o Estaleiro ta uma ZONA, tenho pena de amigos que trabalham no mesmo…

  44. O Eisa está falindo tão mandando todo mundo embora acabou o turno da noite mandou todos os praticantes oficial montador e outros!!!!!

    • trabalei no eisa ainda bem que me mandarao embora na hora h porque eles tem mania de mandar na justa causa , o estaleiro tem otimas estalacoes mas pena que esta jogado para as baratas ,ainda vou jogalos na justica

    • ola gostaria de informa ao sr.vitor que este mnavio pdvsa,esta sendo reconstruindo dinovo e em breve esta no mar.o eisa esta passando por dificuldade sim, mais todos os estaleiros também estão,mais graças a deus estamos lutando para não deichar ele fechar,pois o eisa e o maior estaleiro do rio pois da emprego mais de 3000 funcionarios uma abraço tadeu

  45. Olá é realmente as noticias são muito boas,muitas vagas corremos em busca de qualificação e,um grande problema todas as empresas exigem larga experiência,deixando muito profissional a ver navios literalmente e enriquecendo os donos de cursos inclusive o senai.Socorro é o que pede os novos profissionais!

Deixe uma resposta