Saúde do Embarcado – Ocorrências mais freqüentes

2

O trabalho em Unidades Petrolíferas offshore, durante nove anos, nos forneceu dados para concluirmos o que se segue.

Esses são os diagnósticos mais freqüentemente realizados:

1º- Gripe
2º- Dorso Lombalgia
3º - Cefaléia
4º - Distúrbios do Sono
5º - Dermatite de Contato
6º – Micoses Superficiais
7º- Mialgia
8º - Dispepsia
9º - Odontopatias
10º - Ansiedade / Depressão

Chama-nos a atenção os casos de doenças dentais: é a nona causa, em nossa tabela, mas respondem por um terço dos desembarques.

Vale a pena investir nas avaliações odontológicas periódicas. Além de saudável, é eficaz do ponto de vista de custo-benefício.

Também quero ressaltar as associações  freqüentes qeu existem entre distúrbios do sono e ansiedade / depressão.

Por Dr João Carlos

2 COMENTÁRIOS

  1. Oi,
    Respeitando os créditos certamente mencionarei esses dados em um trabalho que irei apresentar junta a EFOMM acerca de doenças no ambiente de trabalho marítimo. Achei muito interessante os dados paresentados, até porque espelha perfeitamente a realidade.

  2. Muito interessante Dr João. É um grnade problema mesmo quando certas situações que são para serem resolvidas pelos setores adequados e, na verdade, seja por conveniências, não o são. E saúde é um dos que mais sofrem com isso, principalmente dos trabalhador. Vivemos num país que quer mão-de-obra para setores em crescimento, mas, que primeiro valoriza os outros patrimônios de uma empresa muito bem antes do seu principal patrimônio. O recurso humano. Ele é o que faz a construção de todos os outros. Não se investe em bem-estar do empregado no Brasil, pois, ainda temos resquícios de uma cultura escravagista onde se diz que se não estar conformado, tem outros na fila. Só que, devagar ou não, o fim dela chega. E muitos que passam, passam porque não encontrou essas condições físicas e emocionais para desempenhar a atividade. Chegando o fim dela, quem vai contruir aquele patrimônio para o empresário que não investe em bem-estar, sendo que o concorrente dele, investe? Ah! Esqueci e de dar uma boa sugestão também. Do mesmo jeito que se fez uma matéria sobre alimentaçãoe agora sobre saúde uma boa sugestão é se fazer uma matéria sobre dicas para reduzir dos efeitos dos trabalhos noturnos, que são mais penosos para a saúde do que os diurnos devido à invesrão do relógio biológico. E isso é a rotina no embarque também.

    Abraço fortíssimo a todos os meus futuros colegas de mar.

Deixe uma resposta