Prezada DPC, o Mercado para os MAC está inchado? Leitor desabafa

34
2590

Leitor do Portal Marítimo levanta questão importantíssima e desabafa. Essa eterna questão dos Marinheiros Auxiliares realmente parece não ter fim. A pergunta que fica é a seguinte: De quantos marinheiros auxiliares a mais precisaremos para que percebam que o mercado já inchou?

Leiam a mensagem que nos foi enviada:

Alô pessoal ! vamos acordar !

O que adianta formar Marinheiros Auxiliares de Convés e Máquina, dar a esses CIR de profissionais marítimos, com registro pelo STCW,  se não há posto de trabalho para Marinheiros Auxiliares nos cartões de tripulação de segurança feitos pela DPC ? E no extra- rol nem se fala… a Marinha do Brasil precisa dar um jeito nisso ou então parar de realizar esses cursos CFAQ-E e gastar tempo e dinheiro público. Quando é que a DPC vai se pronunciar sobre isso ???

Existem milhares de Marinheiros Auxiliares no Brasil sem terem nenhuma explicação da DPC a esse respeito e com CIR na mão sem poderem embarcar, e a DPC agora recentemente proibiu cursos de ESPE e ECIN para Marinheiros Auxiliares.

Sabendo a DPC que o Curso de ESPE (salvatagem) é obrigatório pela Convenção STCW , e sendo o Brasil um país signatário desta Convenção e sabendo que esses cursos ESPE e ECIN (na síntese um complementa o outro) são pedidos pelas empresas de navegação, pois são obrigatórios, como podem proibir nós de fazermos esses cursos ?

Assim [e que não poderemos embarcar mesmo… e a regra é clara – a Convenção STCW reza que qualquer marítimo que trabalhe embarcado tem que fazer o curso de salvatagem e já está mais do que na hora de a DPC dar uma explicação, pois sabemos que a culpa não é das empresas de navegação, mas da administração e gestão da DPC.

Pedimos ao pessoal do Portal Marítimo que possa levantar essa questão junto à DPC e fazer uma matéria sobre isso, pois estão fazendo uma grande injustiça contra nós Marinheiros Auxiliares e isso vem prejudicando gravemente pessoas e famílias de Marinheiros Auxiliares.

Gostaríamos muito que a DPC pudesse responder essa questão aqui pelo Portal Marítimo, e se possível gentilmente aguardo uma resposta sobre isso do Portal Marítimo, pois nós precisamos ouvir a DPC e saber o que essa instituição tem a falar sobre nossa categoria de marítimos, uma vez que somos profissionais marítimos formados pela mesma e com CIR emitida pela Autoridade Marítima.

Exigimos um posto de trabalho assim como outras categorias já têm, um tratamento mais digno para nossa categoria e precisamos ouvir a DPC e saber o que ela tem a falar sobre esses problemas mencionados.

Estão tirando de nós toda e qualquer oportunidade de trabalho, por qual razão?Por quê ?

Obrigado aos colegas do Portal Marítimo. Forte Abraço!

André MAC (Marinheiro Auxiliar de Convés)

34 COMMENTS

  1. Os MACs vêm aqui no site, reclamam, postam comentários e mais comentários em matérias que nada tem a ver com este problema e, quando abrimos a oportunidade, ninguém aparece para comentar.
    Tem muita gente da DPC que lê este site.
    Aproveitem a oportunidade!

    • Tudo que se relaciona a marinha mercante em águas brasileiras diz respeito a gerência marítima do Brasil pela DPC e diga de passagem ela não está sendo digna com nós marítimos em todas as categorias, subalternos à oficiais, nem é cristalina com essa NORMAM à luz da IMO, passa longe ainda da DPC os acordos tratados na convenção STCW, que de uma certa forma acabam prejudicando toda carreira daqueles que tem uma CIR de aquaviário brasileiro, inclusive nós Marinheiros Auxiliares, estamos todas no mesmo barco Rodrigo Cintra, sem uma resposta clara a nossa formação e objetivando uma adequação ao mercado brasileiro que está em expansão na área marítima e offshore o que adianta campanha ? qual crescimento econômico e geração de emprego e renda com mão de obra brasileira vai ter esse país ? se nossos postos de trabalho para marítimos estão sendo surrupiados a cada dia que passa mais rápido para gringos, que levam essa geração de renda em nossas águas brasileiras para seus países de origem, por falta de fiscalização da DPC em navios de bandeira estrangeira em operações nas águas brasileiras, pela nova RN 72- onde 91 navios afretados para operar no Brasil estão dispensados de contratar tripulação nacional por 02 anos, pela BURROcracia da DPC em relação aos marítimos brasileiros, até pela falta de educação da DPC no trato com marítimos brasileiros quando dependem dos serviços dessa instituição, pela falta de postos de trabalho no C.T.S. para os próprios marítimos que ela forma ??? que administração é essa da DPC, que representa o Brasil na IMO ? Será que deveriamos escolher ou constituir uma outra instituição para representar o Brasil na IMO para que as coisas andem de verdade ?
      Enquanto vejo vários colegas na pedra e com até seus direitos violados pela DPC como marítimos que são e possuem uma CIR com registro pelo STCW que tem validade em mais de 160 países signatários da IMO, mas desempregados e excluidos de trabalharem em seu próprio país pela falta de gerência da DPC em solucionar questões que está estampada na cara de todos nós marítimos e todas categorias, e diga de passagem não é por falta de embarcações, é preciso tirar esse modelo de gestão arcaica da Marinha do Brasil, enquanto isso perdurar, ficar só na mão de um Almirante, a situação vai – ta ruim pra você…? tá ruim pra mim também…!”- aquela história da música do Marcelo D2.
      A Marinha Mercante Brasileira, é nossa, é do povo brasileiro o que se produz aqui, é dos marítimos seja MAC/MAM à CLC.
      Enquanto tiver problemas todos tem que opinar, é um dever de todos nós.
      Campanha em relação a emprego de MAC/MAM não tem mais tá… “já foi época campanha…” digo de cadeira pra você, atuante na questão dos Marinheiros Auxiliares, fui MAC em Macaé, navegando em mar aberto, trabalhei nas últimas empresas que empregava lá, acabo ! isso foi um acordo feito pelo sindicato em oferecer nossos serviços à um preço conveniente para as empresas de navegação, este acordo esfriou não entendi por qual razão… o nosso salário quase equivalou-se à Moço e aí as empresas dispensaram os Marinheiros Auxiliares.
      Nas Barcas quando era cooperativa, ninguém entrava, só o pessoal da panela, hoje saiu a cooperativa, mas quase não tem vaga, o salário é baixo, e as Barcas S/A estão dando curso para os Marinheiros Auxiliares de lá… boa iniciativa, mas aqueles que não estão empregados ?
      No geral apóio portuario não tem vaga para Marinheiros Auxiliares, não tem… São Miguel não pega mais auxiliares, Camorim também não, até porque estão formando seus auxiliares e isso é uma boa iniciativa, louvável todas essas empresas que fazem isso !! FORMAÇÃO CFAQ II II À TODOS MAC/MAM EU APÓIO !
      A Transpetro só concurso agora e olhe lá ! se não acabar com essa função lá… e acabou Rodrigo Cintra os postos de trabalho…

      Obrigado pelo espaço Rodrigo Cintra
      E por você ter levantado essa questão
      quando solicitei a sua pessoa
      Abraços Campanha !
      ANDRE MAC.

  2. Por que não criarem-se turmas especiais para qualifificarem estes colegas logo Moc ou Mom e dar oportunidade a a rapaziada ,terminando logo som está categoria de MAC e MAM ,que infelizmente não têm oportunidade no Mercado de Trabalho,vou mais longe os que tivessem o Curso tècnico seriam diretos encaminhados ao CAAQ ( Mediante concurso sómente para estes),nada de entrar pela
    janela. Agora quanto ao bem nutrido felino que estampa a matéria com certeza ele deve fazer parte dos quadros da DPC,pois se fosse um Mac ou Mom,seriá uma cachorinha e das bens magras sendo puxada.
    João Carlos Ornellas.
    Condutor de Máquianas.

  3. MAIS CINTRA,MEU AMIGO,QUE MERCADO DE TRABALHO ?
    SE NEM MERCADO DE TRABALHO EXISTE PARA ESTÁ RAPAZIADA,POIS SE NÃO HÁ TRABALHO ,NÃO TÊMOS UM PARAMETRO.

      • meu senhor , tinha esse pessoal que ta ai no governo quer acabar , com a mão de obra brasileira e oferecer aos gringos isso é a verdade , alem dos cursos de formação , M O C
        que estão cobrando uma fortuna , e não abrem pra todos candidatos , isso é democracia , estamos voltando no tempo pois antes estudar era privilégio de alguns , esse é o PT,

  4. E as empresas de offshore são as mais pirangueiras. Ainda assim, para um MAC embarcar (nunca embarcam MAM), precisa de um bom QI ou trabalhar na empresa no apoio.

  5. Rodrigo, você está redondamente enganado, eu sou MAC desde 2005 , tenho ECIN, ESPE, ESRS, EBPS e já percorri por quase todas as empresas e nada, só querem a pártir de MOC, n tem jeito, nem esses Ferry Boats nem Transpetro coisa nenhuma, vamos deixar a hipocrisia de lado, se existem essas vagas elas são tão restritas assim ou dependem de QI? me perdoe, mas do jeito que eu ralei pra tirar essa CIR inútil já era para eu ser um CTR no mínimo.

    • Alessandro.
      Não se trata de hipocrisia.
      Que motivo eu teria para isso?
      O Mercado é restrito e o problema é que SEU SINDICATO nada faz para mudar isso. Vamos parar de hipocrisia sim, mas do lado daí, não do lado de cá.
      Acorda para a realidade e corre atrás do seu. Se você tem que começar, busca escuna, ferry boat (Barcas, por exemplo – tem UM MONTE de Marinheiros Auxiliares por lá- sempre teve), lancha… tem tanta gente empregada… o problema é que tem MUITO MAIS GENTE desempregada.
      Cuidado com suas palavras, e não venha aqui me chamar de hipócrita, tentando colocar em xeque a minha credibilidade e a do Portal Marítimo, que tem hoje mais de 5 mil acessos por dia e é referência na área.
      Ninguém está dizendo que é fácil, mas impossível não é.

  6. E pra fechar, fui cadastrar meu currículo e quando abro a página para envio de currículos o que vejo:
    Cadastre seu Currículo:

    – Profissionais de Marinha Mercante: Oficiais de Máquinas, Oficiais de Náutica, Mestres de Cabotagem, Condutores de Máquinas, Eletricistas, Bombeadores, Marinheiros de Máquinas e de Convés, Moços de Máquinas e de Convés, Cozinheiros e Taifeiros.

    onde está MAC ou MAM??? complicado né? Saudações Marinheiras !!!

    • Alessandro.
      O Portal Marítimo não é uma instituição de caridade. Nunca disse que seria e nunca será. Aqui fazemos um TRABALHO, pelo qual somos remunerados por nossos apoiadores (remuneração que nem de perto compensa o tempo despendido para mantê-lo no padrão atual), que pagam para usar nosso espaço publicitário a fim de anunciarem suas marcas, e procuramos fazer o melhor possível dentro do que está ao nosso alcance. Não sou salvador de nada e de herói eu também não tenho nada. Sou um caminhão de defeitos, colega.
      Temos hoje milhares de CVs cadstrados em nosso banco de dados e sempre temos o cuidado de olhá-los um por um, meu caro. Os curriculos aqui cadastrados são enviados para as empresas que nos buscam querendo profissionais e, no caso dos MACs, é tanta gente certificada, que as empresas não vêm aqui buscá-los, pois basta pedir no Mercado que tem fila na porta.
      O único responsável pela sua carreira é você mesmo, nunca se esqueça disso.
      Dá vontade de divulgar todos os e mails de gente que conseguiu colocação ou recolocação profissional através do Portal, ou então das empresas satisfeitas com a qualidade dos profissionais enviados às mesmas pelo Portal, que sempre dá opções a essas empresas para que ELAS escolham. Não faço isso, pois este site não tem intenção de fazer política e este que vos fala, Rodrigo Cintra, além de não ser nenhum Bom Samaritano, também não é Salvador da Pátria, como já escrevi antes. Sou um marítimo, assim como você é.
      Tá cheio de gente sem qualificação técnica alguma, que vem de muito longe para Macaé, e consegue uma vaga de Homem de Área enquanto colegas marítimos estão amargando o desemprego, simplesmente por quererem colocar a culpa em todo mundo e de limitarem seus horizontes profissionais às empresas de navegação. O Mundo é bem maior do que você imagina. Vamos acordar, pessoal!

  7. UM FELIZ NATAL É UM PRÓSPERO ANO NOVO PARA TODOS …POIS APENAS NÓS AJUDANDO MUTUAMENTE PODEMOS..CRESCER…SOMOS UMA FAMÍLIA…OBRIGADO POR TUDO..QUE TEM FEITO POR NÓS MARITIMOS….SEI QUE HÁ MUITO MAIS POR FAZER…ESPERO QUE VOCÊS CRESCAM BASTANTE …POIS O CRESCIMENTO DE VOCÊS..CONSEGUENTEMENTE…É O NOSSO TAMBÉM…ANTONIO/NETO

  8. A minha opinião particular é a seguinte: por quê extinguir uma categoria (a dos regionais) alçando-a ao rebaixamento e não peremitir o acesso ao nível superior mediante curso? A DPC deveria promover a ascenção dos profissioniais Auxiliares ao nível 3, claro, mediante o curso. Ao invés de abrir para o público em geral, promoveria o acesso somente a aquaviários auxiliares, e, não suprindo as vagas, ao público. Devo frisar que se trata de uma opinião estritamente pessoal.

  9. acapitania oferece 40 cuso para asa espresa ei niteroi tei qer paga 3,800 par fazer ou cuso mais cer for reprovado perdei ou o 3,800 tei qer tira 5 ponto mais afomatura e na capitania con comardate

  10. realmente há uma injustiça com MAC existe curso para MOC mudar para categoria maior e (se não me engano) em tal curso não precisa prova de natação e flutuação pois MOC ja fez isso, já MAC faz prova de natação para ter a CIR e para ser MOC faz tudo de novo, porque essa discriminação com MAC?, porque mac não faz curso apenas dividindo turma? com a facilidade que tem MOC, minha prova de nata ção PARA TER MAC foi no mar da Bahia, foi da beira do mar até um barco em seguida de um barco a outro (EM L) contra onda com maré enchendo alguns colegas meus quase afundaram foram salvo por homens da marinha, e vou ter que nadar numa piscina de apenas 25m no CFAC2,3, se quiser ser MOC, porque repetir uma prova que fui aprovado antes e (foi bem mais dificil)?, depois de tudo que passei para ter MAC sinto-me a mim desvalorizado e a categoria, o conselho que dou para quem é MAC é fazer cfac2,3, sei que não é nada fácil enfrentar prova de seleção, mais vai ter que estudar bastante e juntar dinheiro até que a marinha resolva esse “problema”, para quem quer seguir a carreira maritima é melhor fazer o cfac2,3, assim não precisa ser MAC , MAC tem que se reunir em cooperativa e exigir seus direitos pois conhecendo o basico de legislação maritima , da para ver que mac está no “grupo” dos maritimos( primeiro grupo na hierarquia) e estão tratando MAC como grupo inferior ao de pescador( que tanbem merece respeito), pois pescador nivel 2 faz curso extra e MAC não, se falei algo errado perdoe-me pois estou ainda aprendendo , MAC vamos nos reunir e exigir nossos direitos mais só entro nessa luta se estiver muitos comigo.

  11. obs, o problema não é tanto ser MAC OU MAM, É A DIFICULDADE PARA MUDAR DE CATEGORIA, QUE DIFERE DO TRATAMENTO DE OUTRAS CATEGORIAS. Ninguem passa pelas humilhações que MAC passa quando vai em busca de cursos extra, nem pesca nem fluviario passa por isso só sente na pele o que estou falando quem é MAC, estão aconselhando que mac passe para o grupo de pesca, para que ganhe mais respeito, a ordem das hierarquias dos grupos na legislação não permite a mac esse rebaixamento, entre os aquaviarios mac pertence ao primeiro grupo(maritimos) na hirarquia, há varias categorias de nivel 2 (maf,pop) mais eles não pertencem ao primeiro grupo só mac é Nivel 2 do primeiro grupo(MARITIMOS). eu vou fazer o CFAC2,3, VOU RALAR PARA ISSO mais não rebaixo minha categoria nem meu grupo, para ver isso com mais detalhe e tirar suas conclusões baixe a apostila de legislação maritima, mais vale apena lutar pela mudança de categoria pois “A LUTA É O SABOR DA VITORIA E A VITORIA É O SABOR DA VIDA”!!!! , CORRIJA-ME SE ERREI EM ALGO POR FAVOR.

  12. Não faça o curso de MARINHEIRO AUXLIAR DE CONVES?
    Estou na dependencia de fazer o curso especial no CIAGA de ECIN, ESPE, ESRS, EBPS.Quando eu fui me matricular a funcionaria do CIAGA me disse que o curso de MARINHEIRO AUXILIAR DE CONVÉS nem existe mais.Fiquei chateado por ter perdido tempo com esse curso.

  13. Nosso pais e muito vergonhoso quem tem dinheiro tem oportunidade quem nao tem ta ferrado divulgam muitas vagas de trabalho na area naval,e em plataformas? Mais na verdade isso não passa de especulções de donos de cursos, e orgãos responsaveis por administrar todo esse processo. O Brasil
    como ja dizem é o pais de todos,ladrões,corruptos,traficantes etc.Estou em busca de trabalho mais vi que essa area maritima e quase impossivel de eu conseguir uma colocação.Fiz um curso relizado pela Capitania dos Portos do RJ de Marinheiro Auxiliar de Convés eu queria apenas realizar o
    curso especial no Ciaga ECIN, ESPE, ESRS, EBPS. E mais para que eu perdi o meu tempo.

  14. GILBERTO 04/08/2012 as 09:01 hr

    Prezados colegas
    Também sou MAC,porém estou trabalhando embarcado em lancha , nessecito a mudança de categoria para MOC.já lutamos para isso ate consequimos fazer o curso extra prepon na capitânia ES com a ajuda do nosso sindicato.Pois fui um dos aprovados mas como,so passarão 3 não teve o curso.
    só que seria de nivel fundamental mas foi muito mais do que isso.
    Minha dica,e que,podria ter prova de teoria à distância para qualifica os MAC,até mesmo porque já temos a pratica muito bém aplicada,e na minha opinião,seria melhor imvestir no MAC com a teoria pois já possui a pratica,do que investi em pessoas so teoria,e quando chegam na area de trabalho ficam pedidos sem saber o que fazer e muitas fezes ate mesmo o proprio Mac e que desvalorizado e que ensinan para eles toda a tratica adiquirida; que não dão valor

  15. Alexandre franco, tenho a carteira de marinheiro auxiliar de coves a mais de 8 anos sempre corri atras de empresas para embarcar, mas nunca tive oportunidade de embarque, entreguei curriculo ate em macae em mais de 15 empresas e ate hoje nunca fui chamado, gostaria de saber qual seria a funçao desta carteira MAC, porque tive que trabalhar como vendedor, por falta de oportunidade, afinal de conta tenho uma familia para sustentar.
    Porque a Capitania dos Portos nao dar oportunidade para MAC fazer o curso de moço de conves so entre os ( MAC)?

    Atenciosamente Alexandre Franco.

  16. SAUDAÇÕES MARINHEIRAS, CARO AMIGO RODRIGO CINTRA!

    OXALÁ QUE NÓS MACs AQUI DE SANTOS/SP. POSSAMOS UNIR FORÇAS PARA MUDAR ESTÁ SITUAÇÃO, QUE JÁ SE ARRASTA POR UM LONGO TEMPO. NÓS SÓ QUEREMOS O DIREITO DE FAZER O CURSO DE MOÇO DE CONVÉS, SEM TODA ESSA BUROCRACIA! SÓ QUEREMOS O DIREITO DE NOS QUALIFICAR!
    SERÁ QUE É PEDIR MUITO? ACREDITO QUE NÃO! QUE DEUS ABENÇOE VOCÊ E TODOS NÓS! SALVE OS MARINHEIROS!

  17. estou p… da vida trabalho embarcado como MAC e os moços são uns cabaços nao sabem nem dar um las de guia muitos passam mal e eu como MAC que faço serviço deles esta DPC é uma pouca vergonha tinha era que dar este curso abordo de um navio ou rebocador com bastante vento e ondulação pois tem gente q nunca viu o mar e é mar e é moço eu q sou pirata venho da pesca conheço do norte ao sul do nosso pais pelo mar não tenho a oportunidade de embarcar em rebocador ou navio estes merdas que tem diploma e não a pratica fica tirando a vez de quem verdadeiramente vive e é do mar a DPC tem que ver isso

  18. Olá meus amigos isso é mais um desabafo de 10 anos..
    Para você ter ideia do que é ser MAC
    Fiz o concurso na Capitania dos Portos do Es,fui bem colocado naquele momento me senti “realizado” mas logo descobri que estava em uma guerra muito tecnológica com todos os armamentos sofisticado mas deram para mim uma espigarda de chumbinho…
    Que voce chega na Batalha desarmado.
    resumindo… VC SAI DE CASA VAI ATÉ O SINDICATO E ALI JA COMEÇA AS DORES E OS AMIGOS SINDICALISTA JA TI DAR O PRIMEIRO BALDE DE AGUA FRIA.. MAC?? NO MERCADO ESTA EXTINTO,VAI SER UM POUCO DIFICIL,E LOGO EM SEGUIDA VEM AS EMPRESAS, NÃO ESTAMOS QUERENDO MAC,ESTAMOS QUERENDO MOÇO
    DEPOIS O MERCADO EXIGE QUE VC FAZ UM MONTE DE CURSO PARA UMA CIR QUE O MERCADO NAO DA TRABALHO.. MAS PENSANDO BEM VOU COLOCAR MEU CURRICULO NO MAC-DONAL´DS TALVEZ LA TENHA VAGA PARA EU SER UM MAC.!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  19. BOM DIA PESSOAL ! EU ACREDITO QUE COMENTARIOS NAO VAO FAZER NENHUM EFEITO. MAS EU TENHO CERTEZA QUE SE NÓS LEVAR-MOS ESSA DISCUSSAO PARA CAMARA DOS DEPUTADOS EM BRASILIA AÍ AS COISAS PODEM MUDAR! PQ A DPC NAO ESTÁ NEM AÍ PARA OQUE OS OUTROS FALAM E PESAM DELA. MAS PRECISAMOS COMBATER ISSO PQ PRA MIM ISSO ESTÁ VIRANDO PALCO DE APROVEITADORES DA CITUAÇAO.

  20. PESSOAL, FIZ MEU CURSO DE MAC EM 1999, CORRI POR VÁRIAS EMPRESAS ATÉ MESMO COM QI EM ALGUMAS. POR FIM ACABEI CONSEGUINDO TRABALHAR EM OUTRA COISA POR NECESSIDADE E NUNCA CONSEGUI COMO MAC, ACHO QUE ESSA CATEGORIA MAC NUNCA DEVE TER TIDO OPORTUNIDADE NO MERCADO. PORQUE LOGO APÓS TER FEITO O CURSO EM 1999 JÁ OUVIA FALAR QUE NÃO TINHA VAGA NAS EMPRESAS OFFSHORE DE MACAÉ. DEIXO AQUI UMA PERGUNTA PARA QUEM PUDER ME AJUDAR: JÁ QUE NUNCA TRABALHEI COMO MAC A MINHA CARTEIRA DE MAC AINDA TEM VALIDADE?
    ABRAÇO E BOA SORTE A TODOS OS MAC, PORQUE NÓS PRECISAMOS.

  21. Agora sim vejo a CCR Barcas S/A chamar os MAC “á balde”, e graças a Deus consegui ascender na categoria, porém antes os MAC’s não tinham oportunidades e todos sabem, sabemos sim que é um grupo restrito e que comentários podem ajudar em certo ponto e o senhor Rodrigo Cintra precisa interpretar melhor seus colegas, em momento algum eu me direcionei á sua pessoa e lhe chamei de hipócrita, acho bom ficar calmo porque a mim não intimida nem um pouco. Venho de uma famiília tradicional de marítimos desde o meu avô que era CLC ao meu pai que era OSM, e eu trabalhava em terra mas só agora há uns anos atrás que me interessei em embarcar. Portanto não há razão para se aborrecer com opiniões. Contra fatos não há argumentos.

Deixe uma resposta