Produção da Petrobras continuará aumentando

0
282

Almir Barbassa, Diretor Financeiro e de relações com investidores da Petrobras(PETR3PETR4), afirmou em coletiva com a imprensa realizada após divulgação de seu resultado trimestral, que a empresa continuará a apresentar expansão de produção nos próximos trimestres. A companhia, que teve queda de produção em 1% durante o terceiro trimestre de 2011, continua a apresentar grandes quantidades de reservas não exploradas ainda – como o pré-sal.

“Tivemos a inauguração de várias áreas de produção durante o ano. Essas novas plataformas ainda possuem espaço para aumentar produção, o que deve fazer com que aumente-se ainda mais a produção nos próximos trimestres”, destacou Barbassa. Ele lembra também que a dimuição se deu por fatores não mercadológicos. “Particularmente no terceiro trimestre tivemos diversas paradas não programadas, levando a uma perda de produção de 1%, que também acabaram por aumentar o custo de extração”, afirmou.

Pré-sal

O grande avanço deverá acontecer conforme o pré-sal for explorado. “O pré-sal tende a crescer, e cada vez mais tende a contribuir para a empresa”, falou Barbassa. Para ele, essas reservas de gás natural e petróleo, que foram descobertas em 2007 abrem espaço para um grande avanço da produção nacional. “Até 2020 o pré-sal ganha um espaço significativo na produção nacional, e deve ser 40% dela nesse ano, com produção de 1,2 milhão de barris por dia”, destacou o diretor.

Contudo, o pré-sal não é apenas uma promessa para o futuro, uma vez que já estão em operação comercial. “Isso traz uma realidade de fato à operação do pré-sal, ele é às vezes é colocado como dúvida, mas hoje em dia é uma realidade de execução e produção”, disse.

Investimentos para crescer?

Durante os 9 primeiros meses de 2011 os investimentos da companhia somaram a quantia de R$ 51 bilhões, e continuam concentrados em exploração e produção. Contudo, outras áreas estão perdendo sua fatia no bolo, como projetos em Gás Natural. “Os projetos de Gás estão concluídos, o que fez com que diminuíssimos os investimentos nessa área”, salientou Barbassa.

Ele afirmou que a companhia aumentou os gastos em refinarias. “Estamos tentando aumentar o valor agregado dos produtos”, terminou Barbassa.

Com as informações – InfoMoney

Por Rodrigo Cintra

Deixe uma resposta