Acabou a greve no Porto de Itajaí

0
315

A Superintendência do Porto de Itajaí (SC) informou que foram retomadas nesta segunda-feira (21) as atividades portuárias após cerca de 25 dias de paralisação, devido a greve dos conferentes.

O fim da greve ocorreu no sábado, após acordo entre os trabalhadores e a empresa APM Terminals Itajaí, operadora portuária arrendatária do terminal decContêineres do porto.

Segundo a Superintendência, a atracação do cargueiro Hanjin Chittagong, na manhã desta segunda-feira, marca a retomada das atividades portuária. O cargueiro deve carregar aproximadamente 180 contêineres, com cerca de 3 mil toneladas de mercadorias. Para a tarde, está prevista a atracação do navio Maersk Jaipur, que deve movimentar, entre carga e descarga, cerca de 300 contêineres.

Em nota, a APM Terminals informou que aceitou a última proposta encaminhada pelo Sindicato dos Conferentes. “As partes convergiram seus interesses, no sentido de assegurar trabalho e renda aos trabalhadores e, simultaneamente, trazer competitividade ao terminal portuário”, informou a empresa em comunicado.

A paralisação foi iniciada no dia 28 de outubro. Segundo o presidente do Sindicato dos Conferentes do Porto de Itajaí, Laerte Miranda Filho, pelo acerto, a empresa se comprometeu a não contratar por um prazo de dois anos conferentes com vínculo empregatício. A categoria continuará a receber por empreitada. Porém, com uma redução de 30% no valor pago por período trabalhado.

Com as informações – G1

Por Rodrigo Cintra

Deixe uma resposta