Technip e Senai vão manter cursos de qualificação em Angra dos Reis

4
576

Mesmo com o anúncio de que sua fábrica de tubos será instalada no superporto do Açu, em São João da Barra, no Norte Fluminense, a Technip continuará a oferecer cursos para a qualificação da mão de obra dos moradores de Angra dos Reis.

Neste ano, a empresa que administra o Porto de Angra dos Reis em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) realizou a aula inaugural para a capacitação de noventa alunos nos cursos de solda, elétrica e mecânica no mês de novembro.

Segundo Cristine Palma, Gerente de Treinamento e de Desenvolvimento Pessoal da Technip, o objetivo é capacitar os moradores da cidade para futuras oportunidades que o mercado venha oferecer.

– Nosso objetivo é capacitar os moradores de Angra dos Reis para futuras oportunidades. Com isto, fortaleceremos a mão de obra local – disse.

Foram oferecidas, ao todo, 30 vagas para o curso de Técnicas Básicas de Soldagem; 30 para o curso de Instalações Elétricas Industriais e outras 30 para o curso de Técnicas Básicas de Mecânico Montador, com uma carga horária total de 200 horas por curso.

– Os cursos do Senai de Educação Profissional seguem princípios, conteúdos e metodologias que valorizam o aprendizado, a iniciativa, a tomada de decisões, o espírito cooperativo e o senso de autonomia. Os alunos são avaliados durante todo o processo de desenvolvimento e não especificamente ao final do curso. Desta forma, é de suma importância a frequência dos alunos em todos os módulos, para que estejam aptos à certificação – comenta Fabíola Brandão, pedagoga do Senai.

Novos cursos serão oferecidos em 2012

Para 2012, a Technip prevê a oferta de cursos preparatórios para Piloto de ROV para os estudantes do Cefet (Centro Federal de Educação Tecnológica) e para profissionais formados em mecânica, eletrônica, mecatrônica e eletricidade, e de capacitação na área offshore, além da realização de um programa de informação profissional a alunos da rede pública de ensino, apontando as oportunidades profissionais nos mercados onshore e offshore da região.

Programa Crescendo Juntos

O Programa Crescendo Juntos foi lançado em setembro deste ano, com palestras de sensibilização sobre a profissão de Piloto de ROV e o Mercado Offshore para os estudantes do Cefet e profissionais formados em mecânica, eletrônica, mecatrônica e eletricidade.

Com as informações – Wagner Rodriguez / Diário do Vale

Por Rodrigo Cintra

4 COMMENTS

  1. A utilização de ROV pelos biólogos para estudo ambiental marinho é uma maravilhosa ferramenta, porém não podemos manobrá-los. Absurdo!
    Temos que contratar um técnico para apenas manobrar o ROV?! Que desperdício de investimento……
    Como sempre, o CREA colocando seu nariz onde NÃO deve!

    • Caro Fabio,
      Como vc, um tecnico em ROV teve que se formar em tecnico e depois ainda pagar um curso de operador, que por sinal não custa barato e quem tem um aparelho deste não deixaria qualquer um operar, pois não sabes o valor de um.
      Então fica dito o seguinte cada um com o seu cada um, para assim podermos viver democraticamente…
      Francisco
      Prof. de Ed.Fisica e prof. de Judo.

  2. O curso de mecânico montador do prominp é uma boa para regiao do estado do rio e para o brasil.PASSEI NA SELEÇAO EM 2010 MAIS TENHO 39ANOS SERA Q NAO VAO PRIORIZAR A GAROTADA PARA CONTRATAR ?QUEM ESTA NESSE MERCADO POR FAVOR ME DE UMA LUZ .SE REALMENTE VAI VALER APENA.SOU SOLTEIROE LIVRE E POSSO VOAR PARA QUALQUER LUGAR E TENHO FORMAÇAO EM MATEMÁTICA MAIS GOSTARIA MUITO DE ENTRAR NESSE SETOR !! UM ABRAÇO A TODOS .jorgehsouza@yahoo.com.br

  3. VCs tem nocao do que faz um piloto de rov, acho que nao, entao vou dizer pra vcs. Alem de pilotar o veiculo o que nao e uma tarefa facil e que vai levar muito tempo para o supervisor deixar vc pilotar dependendo do sistema. Vcs vao ralar muito, por exemplo varrer tirar lixo, pintar todo o local de trabalho, fazer cafezinho,bater pica pau para tirar ferrugem, seja qual for sua formacao tecnica vcs vao trabalhar com oleo hidraulico com ferramentas pesadas do veiculo e depois de conhecer bastante da mecanica do veiculo trabalhando no sol chuva… enfim dependendo do seu supervisor e pilotos mais antigos talvez vc consiga se tornar um piloto. Dica um bom tecnico em eletronica que conheca do funcionamento da garrafa eletronica do veiculo, configuracao das ferramentas eletronicas do veiculo e reterminacao em fibra optica tera maior chance de alcancar maiores cargos e salarios dentro do sistema.

Deixe uma resposta