Gargalos atrapalham operações no Porto de Santos

1
308

O tempo gasto pelos navios de carga na espera para atracar no porto de Santos soma 11 anos -isso, contando somente o intervalo de janeiro a outubro de 2011.

O problema não foi registrado somente neste ano. Desde 2006, a perda de tempo supera uma década.

Levantamento feito pela Folha, com base em dados da Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo), mostra que o pico foi 2010, quando o acúmulo de tempo chegou a quase 14 anos.

Para especialistas, além de travar a competitividade da economia brasileira, essa falha na estrutura logística coloca o sistema portuário do país em nível semelhante ao de países africanos ou das nações menos desenvolvidas do Oriente Médio.

Empresas que fazem o transporte marítimo no Brasil dizem que o prejuízo, de cada navio, varia de US$ 25 mil a US$ 50 mil por dia parado, dependendo do tamanho da embarcação.

Os resultados, subestimados, poderiam ser maiores, já que o cálculo desprezou navios que aguardam menos de um dia para atracar.

O complexo santista é o mais importante do Brasil, ao movimentar 24,5% da balança comercial do país nos mesmo dez meses avaliados.

Para Claudio Loureiro, da Centronave (entidade que representa empresas de navegação), os atrasos em Santos são inevitáveis porque a demanda é muito grande.

Com as informações – Folha

Por Rodrigo Cintra

1 COMMENT

  1. ola meu nome e divina lucia de freitas eu morei em philadelphia durante oito anos e envie os meus pertences pela empreza brazbox moving em 22 08 2011 e ja se passou um ano e minhas caixas ainda nao chegou eu entro site e la fala q as minhas caixas estao preza na alfandega de paranagua o q devo fazer para reaver os meus pertences?
    des de ja meu agradecimento
    ficarei muito satisfeitas se vcs me derem uma responta

    Divina Lucia de Freitas

Deixe uma resposta